quinta-feira, 7 de novembro de 2013

DESCASO DA GOVERNADORA COM O PROGRAMA DO LEITE

O deputado Fernando Mineiro (PT) denunciou, na sessão plenária desta terça, 5, o descaso do Governo Rosalba com o Programa do Leite. Ele afirmou que a atual gestão “acabou” com o projeto e abandonou a política de suplementação alimentar direcionada a crianças, gestantes e idosos carentes.

“Existiram sempre problemas com esse projeto desde a sua criação. Mas agora a atual gestão conseguiu acabar de vez com o programa”, declarou.

Mineiro disse que o programa tem distribuído cerca de 70 mil litros de leite por dia, quando o número deveria ser de 115 mil litros/dia. De acordo com o deputado, milhares de famílias carentes não estão recebendo o leite porque o governo não paga aos produtores.

"O governo do DEM, literalmente, tirou o leite das crianças, das gestantes e dos idosos", disse.

Mineiro ainda fez críticas à qualidade do leite distribuído. O deputado disse que recebeu denúncias sobre o produto que está sendo entregue às famílias que, segundo ele, é uma espécie de soro, sem a consistência do leite.

“É preciso que as entidades da vigilância sanitária fiscalizem a qualidade do pouco que ainda é distribuído. Esse programa deveria atender crianças desnutridas, não pode ser um leite de má qualidade. O que está sendo distribuído, na maior parte, é leite em pó reidratado”, ponderou.

Mineiro explicou que os agricultores familiares, incluídos no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), não são pagos desde agosto. Os demais, desde setembro. Os repasses aos produtores eram feitos através do Programa de Aquisição de Alimentos, em parceria com o Governo Federal.

A gestão estadual, entretanto, deixou vencer o convênio com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), responsável pelo programa. "O Governo do Estado não tem nenhum controle nem gerenciamento do Programa do Leite. Tampouco debate sobre ele com os interessados. A situação vai muito mal e pode piorar no ano que vem", advertiu.

"Além de atingir os produtores, a falência do Programa do Leite atinge a população mais esquecida e mais abandonada pelo poder público", acrescentou.

Nenhum comentário: