TEMA DA SEMANA

Televisão é desculpa para vida social sem graça e saúde frágil
Quem vira refém do aparelho reclama da falta de amigos e do sobrepeso


Por Manuela Pagan - publicado em 30/08/2012
Filmes, novelas, telejornais, programas de auditório: a televisão traz informação, entretenimento, emoção e uma solução prática para as horas de tédio. Mas, se você abusa do aparelho, pode acabar prejudicando a sua saúde. "Precisamos guardar um tempo para trabalhar, estudar e se divertir", afirma o psicólogo Tiago Lupoli, da clínica CEAAP. "Ficar muito tempo na frente da televisão acaba roubando o tempo que você usaria para outras atividades". Nem sempre, entretanto, é simples identificar quando a televisão serve como escape para a monotonia ou, ao contrário, é o que originou os momentos sem graça. Para ajudar a responder essa dúvida, especialistas fazem um apanhado dos principais problemas que surgem em consequência do exagero em frente ao aparelho, se você for vítima de dois deles ou mais, vale a pena rever seus hábitos.

 
Isolamento
Você é daqueles que troca o passeio com os amigos, o almoço de família ou um encontro amoroso pela sua série predileta? Uma vez ou outra tudo bem, mas fazer isso com frequência pode ser um sinal de que você está abusando da tela. Tiago Lupoli explica que isso pode chegar ao estágio de alienação. "Nessa situação, o paciente dedica a maior parte do seu tempo à TV e esquece compromissos e lazer", afirma. A consequência é o enfraquecimento dos laços com a família, os amigos e todas as outras pessoas do seu círculo social.

Se você sente que esse hábito já tomou conta da sua vida, procure ajuda profissional. Mas, se sente que ainda dá retomar hábitos saudáveis, diminua o tempo que passa assistindo televisão e tenha certeza de que ela não está atrapalhando as outras atividades do seu dia a dia. Outra dica: quando não der para perder aquele jogo, chame os amigos para assistir com você.

 
Estresse
O dia de trabalho foi cansativo e você chega em casa querendo relaxar. A primeira atitude é ligar a TV para esquecer as preocupações? Se você respondeu que sim, pode estar cometendo um grande erro. O psicólogo Tiago Lupoli defende que as cenas de violência, os ruídos muito fortes e até mesmo os momentos em que o filme fica mais agitado podem gerar estresse mesmo sem que você perceba. As pessoas se envolvem com aquilo que estão assistindo e, se o seu objetivo for relaxar, opte por uma caminhada, uma aula de ioga ou até mesmo uma noite bem dormida.

 
Alimentação errada
 Uma pesquisa feita pela área de medicina da Faculdade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que ficam muito tempo na frente da televisão engordam mais. Isso acontece porque, quando está vendo TV, o metabolismo descansa e, por isso, precisa de menos energia para se manter ativo. Logo, o corpo queima menos calorias. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, cores, texturas e sabores fazem parte dos alimentos. "Quando não prestamos atenção na quantidade de alimentos que colocamos no prato e nos envolvemos com uma atividade paralela, tendemos a comer mais do que realmente seria necessário", afirma
 
Sono ruim
A chegada de luz aos olhos é o estímulo que desperta o corpo ou, pelo menos, foi durante muito tempo. Hoje os principais responsáveis pelo despertar são os irritantes barulhinhos do despertador, mas isso não inativou a sua capacidade de acordar quando os primeiros raios entram no quarto ou quando a os ruídos da rua ficam mais altos. "A televisão é um tubo que emite luz e muitos ruídos, desde diálogos até barulhos", afirma o médico Dirceu Valadares, presidente da Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO). "O aparelho empurra o sono cada vez para mais tarde, as pessoas acabam dormindo menos e o tempo de descanso fica menor". Além disso, os estímulos nada harmônicos da TV podem até aparentemente estimular a sonolência, mas, na realidade, eles bloqueiam a fase mais profunda do sono, que permanece superficial. Siga a recomendação do especialista: "O quarto é lugar de dormir ou namorar, deixe a TV na sala ou em outro cômodo para garantir um bom descanso"
 
Sedentarismo
Se for bem dosada, a televisão te deixa bem informado, mas em excesso, você fica preguiçoso e sedentário. Existem casos em que a pressa para voltar ao sofá é tanta que você evita até sair de casa a pé, para não demorar muito. Além disso, o vício acaba tomando o tempo que você teria para fazer exercícios. O fisiologista do exercício Raul Santo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conta que o hábito de assistir TV é mais intenso em quem é sedentário ou sofre com a obesidade. "Essas pessoas costumam ficar mais em casa e se movimentar menos, por isso o aparelho se torna tão importante", afirma o especialista. O resultado não poderia ser outro: a situação vira uma bola de neve. Para se livrar desse péssimo hábito não tem jeito, o que vale mesmo é calçar o tênis e praticar atividade física. Mas se está difícil, comece com programas de TV que estimulam a atividade física ou até mesmo videogames com esse fim. Quem sabe assim você se inspira a correr para a academia?
 
 Vista cansada
O oftalmologista Canrobert Oliveira, presidente do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), conta que a musculatura dos olhos se ajusta - contraindo ou esticando - para achar o foco perfeito de visão. Quanto mais tempo você passa em frente da TV, mais essa musculatura fica cansada. Os olhos são também ricos em pigmentos que tem papel fundamental na visão. Quando a luz incide, esses pigmentos são queimados. O excesso de TV consome mais pigmento, o que leva à estafa visual e pode causar sonolência, principalmente em pessoas que têm hipermetropia. Uma boa solução para evitar esse problema, além de diminuir o tempo que você passa em frente ao televisor, é comprar um aparelho de TV de acordo com o tamanho da sua sala. "Uma televisão de 29 polegadas precisa de, no mínimo, três metros (o ideal são cinco metros) de distância até o telespectador", afirma o especialista. "Outra dica é sair da frente da TV no intervalo e olhar pela janela, a maioria das pessoas já faz isso inconscientemente".

 
  Esquecer as obrigações
Você deixa de estudar para ver televisão? Ou chega atrasado ao trabalho porque ficou minutos a mais na frente da tela? A TV é inimiga da responsabilidade, quanto mais deveres a cumprir, maior a vontade de assisti-la. Nesse caso, a solução é algo que você provavelmente ouvia dos seus pais: primeiro a obrigação, depois a diversão. O psicólogo Tiago conta que, ao dividir o seu dia em fatias, e reservar com antecedência um tempo para cada atividade, você retoma o controle da rotina.
_______________________________________________________________________

O que se Pode Comer após uma Cirurgia?








Deve-se tomar cuidado com a nutrição após passar por um procedimento cirúrgico, porque o corpo precisa recuperar a energia lentamente. Dependendo do tipo de cirurgia e da pessoa, o médico irá fazer uma recomendação personalizada.




No entanto, em geral, após uma cirurgia, existem alimentos que devem ser evitados e substituídos por uma dieta leve.




Para uma boa recuperação de cirurgia, recomenda-se uma dieta leve, uma vez que é fácil de digerir devido a sua composição nutricional. Ela deve ser caracterizada por um alimento cozinho suavemente com pouco óleo e sem tempero. Dentro deste tipo de dieta incluem-se os cereais com leite de aveia no café da manhã. Outros alimentos para o almoço e jantar são: creme de abobrinha, coxa de frango, sopa de legumes, arroz branco, presunto ou peixes cozidos com molho de tomate.




O que comer depois uma cirurgia:

O corpo antes de tudo precisa de proteínas para fortalecer músculos. Alimentos apropriados que são ricos em proteínas com pouca gordura são frango sem pele, carnes magras, peixe, ovos inteiros ou gemas de ovo, vegetais ou iogurte. Também é recomendado alimentos ricos em ferro como fígado, espinafre ou morangos.

Quanto a produtos lácteos, você não deve consumi-los nos dois primeiros dias.

Comer a cada três horas, em pequenas quantidades. Assim, estará recuperando de uma forma suave as energias que foram perdidas. É importante também mastigar lentamente e engolir o alimento quando estiver o mais suave possível.

Beba líquidos em abundância (até 8 copos de água) pois a bebida não contém muitas calorias. Além disso, não se deve beber líquidos 30 minutos antes de comer ou enquanto come para não encher.

Os primeiros dias após a cirurgia deve-se evitar ácidos (limonada, tangerina ou algum suco) e bebidas que contém açúcar.

Também não se deve ingerir alimentos que contenham muita gordura ou beber álcool.
_____________________________________________________________________

Entenda as causas e trate a infeção urinária
Cuidados e consultas periódicas ao médico evitam cistite e pielonefrite

Escrito por: Alfredo Canalini

Urologia Especialista Minha Vida

Infecção urinária é um problema relativamente comum, e se caracteriza por um processo inflamatório em resposta à invasão do aparelho urinário por micro-organismos. Há vários tipos de infecção urinária, mas falaremos aqui somente dos dois tipos mais frequentes de infecções agudas em adultos: as cistites, que ocorrem quando a doença acomete a bexiga; e a pielonefrite, geralmente mais grave, quando a infecção acomete os rins.
Cistite

As cistites são muito comuns, principalmente em mulheres. São infecções em sua maioria sem maiores complicações. Os sintomas começam de forma relativamente súbita, e se caracterizam por dor ou ardência ao urinar, vontade de urinar frequente com eliminação de pequenos volumes de urina, dor no baixo ventre e por vezes presença de sangramento no final da micção.

Os sintomas são característicos, e o diagnóstico é confirmado pelo exame de urina, tanto a análise do sedimento urinário que revela o aumento de piócitos (células que caracterizam o processo inflamatório), de hemácias e da quantidade de bactérias. A cultura da urina revela qual tipo de micro-organismo está provocando a infecção.

Uma das razões pelas quais as mulheres são mais acometidas do que os homens está nas diferenças anatômicas, principalmente no tamanho e localização da uretra, que facilita a invasão de bactérias. As bactérias que provocam as cistites são, em sua maioria, micro-organismos que habitam normalmente os segmentos intestinais, sendo a E. Coli a causadora mais frequente.
Tratamento

O tratamento das cistites inclui o uso de antibióticos, geralmente por curto período de tempo (três dias). A cura é obtida em quase todos os casos. Novos episódios podem acontecer, sobretudo em mulheres após a menopausa devido às alterações que ocorrem nas estruturas genitais e urinárias em resposta à diminuição dos níveis de estrogênio.

Quando a mulher apresenta cistites repetidas, pode ser necessário o uso de medicações por um tempo mais prolongado, mas, nesses casos, usa-se uma dose diária menor da medicação, sendo necessário o acompanhamento bastante rigoroso feito pelo urologista.
"Uma das razões pelas quais as mulheres são mais acometidas do que os homens está nas diferenças anatômicas, principalmente no tamanho e localização da uretra, que facilita a invasão de bactérias"

Cuidados especiais devem ser tomados caso a infecção se manifeste durante a gestação, que incluem a escolha de medicamentos que não prejudiquem o bebê. Alguns cuidados gerais são amplamente prescritos para evitar essas infecções. Dentre eles aumentar a ingestão de líquidos, evitar prender a urina por tempo prolongado, evitar constipação intestinal e tomar cuidado com a higiene da região perineal.

No entanto, lembro que nem todas essas recomendações são comprovadamente eficazes para atingir o objetivo. Por isso, a avaliação deve ser feita caso a caso por um especialista, e o tratamento individualizado. Ressalto que a automedicação nunca deve ser feita, pois além de prejudicar o tratamento, pode também retardar o diagnóstico de alguma situação mais grave.
Nos homens...

O homem é menos acometido por este tipo de infecção urinária em relação à mulher. Apesar de o adulto jovem poder ser acometido por este problema, muitas vezes esta infecção está relacionada com algum problema na próstata. Tanto a infecção prostática (prostatite), quanto algum grau de obstrução da uretra que pode ocorrer com o aumento volumétrico desta glândula no processo de envelhecimento. Esses casos necessitam de avaliação cuidadosa, e tratamento por tempo mais prolongado, pois como conceito básico, as cistites no homem raramente são consideradas infecções não complicadas.
Pielonefrites

As pielonefrites são infecções que atingem também os rins, e podem ser situações de maior gravidade. Os sintomas se iniciam geralmente de forma súbita, com febre, geralmente com calafrios, dor nas costas e por vezes acompanhado pelos mesmos sintomas das cistites. Apesar do exame físico e do exame de urina serem suficientes para o diagnóstico, muitas vezes é necessário realizar algum exame radiológico, principalmente quando há suspeita de complicações.
Diagnóstico

A ultrassonografia pode ser útil para avaliar o tamanho dos rins, diagnosticar focos atingidos, quando este for o caso, e também para descartar obstrução da drenagem dos rins. Quando há suspeita de obstrução do sistema de drenagem dos rins (ureter), podemos submeter o paciente a outros exames, como a tomografia computadorizada, para confirmar a obstrução e avaliar a necessidade de algum procedimento cirúrgico de urgência para desobstruir a passagem da urina. 

Tratamento

No tratamento das pielonefrites não complicadas, geralmente não é necessário internar o paciente. O tratamento pode ser feito de forma ambulatorial. O tratamento inclui antibióticos por um prazo geralmente maior do que o tempo necessário para o tratamento de uma cistite simples.

Nos casos mais graves, quando há necessidade de antibióticos injetáveis ou quando está indicada alguma intervenção no aparelho urinário, a internação do paciente deve ser realizada.

Como conselhos gerais:

-Nunca retarde a procura de auxílio médico, faça isto logo que os sintomas começarem;

-Nunca faça automedicação, além de mascarar uma situação que possa ser mais grave, a automedicação atrapalha o tratamento;

-Procure um urologista!

____________________________________________________________________________
Dormir mais afeta positivamente o desempenho escolar
É recomendado nove horas de sono




foto: Science photo library
Estudo realizado com 47 alunos da oitava série mostrou que aqueles que passaram a dormir mais, apresentaram melhores resultados em testes cognitivos.

A pesquisa com duas semanas de duração dividiu os adolescentes em dois grupos. Na primeira semana, as aulas do primeiro grupo teve início mais tarde do que o usual, ou seja, a aula passou a começar às 8:30 h, enquanto a classe de controle começou no horário normal (7:30 h). Na segunda semana, ambas as classes retornaram ao horário normal.

Na primeira semana, o primeiro grupo passou a acordar mais tarde, em média, 51 minutos, enquanto durante a segunda semana, ambas as classes acordaram na mesma hora.A hora de dormir e a eficiência do sono permaneceram as mesmas durante as duas semanas.

Testes cognitivos mostraram um desempenho melhor do primeiro grupo em comparação com o grupo de controle na primeira semana, demonstrando que que uma duração maior do sono afeta positivamente o funcionamento cognitivo.

É recomendado que adolescentes tenham nove horas de sono.

A American Academy of Sleep Medicine (AASM) faz as seguintes recomendações aos adolescentes para se ter uma boa noite de sono:

"Seguir uma rotina consistente de horário para dormir.

"Estabelecer um ambiente relaxante na hora de dormir.

"Ter uma boa noite de sono toda noite " Evitar alimentos e bebidas que contêm cafeína, assim como qualquer medicamento que tenha estimulante antes do horário de dormir.

" Não ficar "estudando" até tarde para um exame, fazendo dever de casa, etc. Se as atividades pós-escola estão consumindo muito de seu tempo, considere cortá-las de seu horário.

" Manter TVs e computadores fora do quarto.

" Não ir para cama com fome, mas também não fazer uma refeição pesada antes e ir pra cama.

" Evitar qualquer exercício rigoroso nas seis horas antes da hora de dormir " Mantenha o seu quarto quieto, escuro, e fresco.

"Acordar a mesma hora todo dia .

Fonte: www.emedix.uol.com.br

_______________________________________________________________________
Alimentos Adequados Para Favorecer a Digestão

 
Comer de forma saudável pode ajudar a prevenir alguns distúrbios alimentares como a digestão lenta, prisão de ventre, intestino irritável ou azia. Para isso existem muitos alimentos que ajudam na digestão e que não devem faltar no nosso consumo diário.

Alguns alimentos têm propriedades medicinais, por isso, eles são recomendados para combater problemas digestivos, principalmente os alimentos que contenham bastante fibra. Entre eles estão:
A fruta é sempre incluída em uma dieta saudável. Elas possuem muita fibra solúvel, que facilita o movimento do intestino e previne gases. Elas também fornecem um grande número de nutrientes para o corpo. Por exemplo, as ameixas são boas para aliviar a prisão de ventre, as bananas são adequadas para quem sofre de diarréia, abacaxi ajuda o processo de digestão e além disso as frutas com casca são ótimas para o intestino irritado. Sucos de frutas também são recomendados.
  • As verduras contêm grande quantidade de fibras solúveis e vitaminas. Saladas e purês de legumes promovem evacuações. Por exemplo, espinafre facilita a digestão. Para manter melhor suas propriedades é recomendado cozinhá-los ao vapor.
  • Os legumes sem amido, tais como cenouras, devido ao seu conteúdo de vitamina C. São ideais para a reparação das membranas do sistema digestivo.
  • Os frutos secos se tomados com moderação também são adequados, uma vez que fornecem a vitamina E, que melhora a condição da mucosa intestinal e vitamina B para promover a digestão.
  • O iogurte tem benefícios interessantes no caso de desenvolver problemas de intestino irritado. Outros produtos lácteos como requeijão ou queijo também são recomendados, pois são facilmente digeridos. Além disso, comer queijo na sobremesa ajuda a promover o processo digestivo.
  • O peixe como sardinha, arenque, cavala e atum são ricos em ácidos graxos essenciais, que ajudam na digestão de alimentos.
  • Outros alimentos adequados para promover a digestão são arroz, pão, massas e chás.
 SAÚDE DICAS . COM

_________________________________________________________________________
Ponha no prato alimentos que deixam dentes e gengivas saudáveis
Escovação, aliada à dieta, promove mordida mais forte e sorriso mais branco


Por Manuela Pagan
Escova, pasta de dente e fio dental são indispensáveis para ter dentes saudáveis. Mas se engana quem pensa que eles são os únicos aliados da saúde bucal. A dentista Oneida Werneck, presidente da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral, explica que alguns alimentos são fundamentais para deixar dentes e gengivas saudáveis. "Eles não substituem os cuidados básicos com a saúde bucal, mas se somam a eles para conseguir dentes perfeitos." Que tal mudar a alimentação e distribuir mais sorrisos de hoje em diante?


Vitamina C

Oneida Werneck explica que a falta de vitamina C causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes. Mas é bom não exagerar no consumo de alimentos muito ácidos - como a laranja e o abacaxi, ricos em vitamina C - que causam desmineralização e deixam o dente mais poroso. E, ao tomá-los, use canudinhos, impedindo o contato direto com os dentes. Outra opção é fazer um bochecho com água pura ou mesmo tomar um copo de água para neutralizar o ácido logo após sua ingestão. "Não se aconselha a escovação dos dentes nesta hora, pois o atrito da escova com o esmalte descalcificado faz com que ele se desgaste ainda mais", recomenda a especialista.
Alimentos fibrosos

A mastigação de alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, tem a capacidade de promover a autolimpeza dos dentes, evitando a formação de placa bacteriana, a causadora de cáries e gengivite. "Além disso, frutas como maçã e pera podem substituir doces bem açucarados, os principais responsáveis pelas cáries", afirma Oneida Werneck.
Leite e derivados

O cálcio presente no leite e derivados dele é essencial para garantir ossos fortes e saudáveis. E o mesmo vale para os dentes. O nutriente é parte da composição dos dentes e, em níveis adequados, garante uma boa saúde a eles, principalmente durante a sua formação. Mas o cirurgião dentista Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), explica que esses não são a única fonte de cálcio. Folhas verdes escuras, como a couve, podem compensar essa demanda - especialmente para quem não gosta ou não tolera a lactose.
Água

"O consumo de água (com gás ou não)é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos", afirma Oneida Werneck. Além disso, a água das grandes cidades é fluoretada, que reforça a resistência do esmalte do dente. "Quando ingerido durante a formação dos dentes, isso é, até os doze anos de idade, o flúor torna os dentes muito mais resistentes à cárie por toda a vida".
Chiclete sem açúcar

Mascar chicletes sem açúcar entre as refeições estimula a formação de saliva, o que contribui para a limpeza dos dentes. O cirurgião dentista Rodrigo conta que essas gomas se tornam ainda mais valiosas quando providas do xilitol (veja o rótulo), um adoçante que ajuda o processo de remineralização dentária e contribui para a longevidade e a proteção dos dentes.
Alimentos crus

Para mastigar alimentos crus, geralmente é necessário fazer mais força com os ossos da mandíbula e do maxilar."Essa força deixa os ossos que sustentam os dentes mais fortes, garantindo firmeza a eles", conta Rodrigo Guerreiro. Mas não são apenas os alimentos crus, como maçãs, que ajudam, outros alimentos mais difíceis de mastigar (como a carne) também cumprem o papel.
Vitamina D

O papel mais conhecido da vitamina D é sua atuação na absorção dos minerais cálcio e fósforo, relacionados à formação óssea. "A vitamina D aumenta a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e a de fósforo em 80%", afirma a nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde. Essa influencia também aparece na arcada dentária, onde a vitamina D ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas e dentárias.

___________________________________________________________________________
Os Sintomas de um Pré-infarto

 
Esta condição, também conhecida como angina, é um sinal de que há um problema arterial que necessita de tratamento de um cardiologista.

Um pré-infarto é uma doença cardiovascular, caracterizada como um ataque de coração de forte dor no peito. O pré-infarto surge porque há uma redução do fluxo sanguíneo para o coração.

Entre os sintomas de um pré-infarto devemos mencionar:

Dor ou desconforto no peito de repente, se trata de uma dor aguda, de opressão. Que estende-se ao pescoço, ombro, ou o braço esquerdo. A sensação é como se algo pesado caísse em cima do peito e este fosse explodir.

Sintomas que estão associados com pré-infarto:
Náusea.
Fadiga.
Falta de ar constante, dificuldade para respirar.
A ansiedade, sudorese, palidez, tontura e angustia na crença de que a morte é iminente.
Tontura.
A transpiração.
Sensação de cansaço.

Nem sempre sofrer de uma severa dor no peito é sinônimo de um pré-infarto. Muitas dores no peito estão associadas a outras doenças tais como a gastrite, pneumonia e flatulência, entre outros.

As pessoas susceptíveis a um pré-infarto são aquelas com histórico familiar, obesidade, sedentarismo, colesterol alto, estresse, tabagismo, e também aquelas que possuem uma dieta rica em carboidratos e gorduras excessivas.

Para evitá-lo, é aconselhável ter uma dieta mediterrânea à base de peixes marinhos, azeite de oliva e soja, frutas, legumes e cereais. Também é de grande ajuda fazer exercícios diários, como caminhar, pois ajuda o coração a bombear sangue.

O pré-infarto pode causar a morte, por isso quando você reconhecer algum destes sintomas do infarto, você deve ir com urgência a um centro de saúde. Além disso, se não houver controle médico da angina, o paciente também pode sofrer um infarto no miocárdio.

__________________________________________________________

TEMA DA SEMANA: DICAS DE SAÚDE

Alimentos que interferem no efeito de certos medicamentos






Algumas combinações entre drogas e nutrientes dos alimentos interferem e muito nos resultados esperados dos medicamentos.

Assim como o efeito das drogas pode ser afetado pela dieta ou pelo estado nutricional, a administração de drogas pode também, como consequência final, afetar o estado nutricional da pessoa. Isso acaba tornando-se um problema de grande relevância na prática clínica, podendo ocasionar riscos ao invés de benefícios.

Um maior conhecimento em relação a este processo nos leva a um controle mais efetivo na administração do medicamento e da ingestão de alimentos, favorecendo, assim, a adoção de terapias mais eficazes.

As interações entre nutrientes e medicamentos podem alterar a disponibilidade, a ação ou a toxicidade de uma destas substâncias ou de ambas. Elas podem ser físico-químicas, fisiológicas e patofisiológicas (Roe, 1985; Roe, 1993). Interações físico-químicas são caracterizadas por interferências entre componentes alimentares e os medicamentos. As fisiológicas incluem as modificações induzidas por medicamentos no apetite, digestão, esvaziamento gástrico, etc.

As patofisiológicas ocorrem quando os medicamentos prejudicam a absorção e/ou inibição do efeito dos nutrientes em nosso organismo.

Como exemplo de medicamentos que interferem na absorção de nutrientes, temos os antiácidos que dificultam a absorção do ferro, que será eliminado com as fezes.

Outro nutriente que interfere a absorção do ferro, é o cálcio, presente no leite e alimentos dele originados, como queijos, iogurtes, etc.

Nestes dois casos, indica-se a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, que são ácidos e, em contraposição, auxiliam na absorção do ferro.

Ingerindo um copo de suco de laranja junto às refeições, o ferro presente nas carnes e vegetais verde escuros será melhor absorvido.

A bebida alcóolica corta o efeito da maioria dos remédios, nunca devemos ingerí-las junto a tratamentos medicamentosos.

É muito importante ressaltar com seu médico ou especialista os tipos de medicamentos utilizados, para ter a certeza de um tratamento eficaz.

No caso de dietas específicas é primordial informar a nutricionista quais os medicamentos estão sendo utilizados, para que seja elaborada uma dieta específica, respeitando os horários dos medicamentos e verificando quais nutrientes serão necessários para uma boa reposição nutricional, sem que exista interferências da dieta com os medicamentos.

Thaís Navarro Caldeira é nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional na Sobam em Jundiaí e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Cidade Saudável. www.cidadesaudavel.com.br. Contato: nutricionista@cidadesaudavel.com.br .(11) 9887-7307

Fonte: Idmed

_________________________________________________________________________
20 DE AGOSTO
TEMA DA SEMANA: Saúde da mulher: exames e cuidados
O segredo é nunca descuidar da saúde. Fazer exames deve ser um hábito





Para garantir seu bem-estar e saúde, a mulher deve, além de criar hábitos saudáveis, se preocupar menos. É o que diz a Dra. Ritamaris de Arruda Regis Borges, especialista em diagnóstico por imagens do Lavoisier Medicina Diagnóstica/DASA. "O mais importante é criar hábitos saudáveis, como ter uma alimentação balanceada, dormir bem, fazer atividades físicas e evitar o excesso de preocupação. Estar excessivamente preocupada gera estresse, o que pode desencadear uma série de patologias, que vão de doenças inflamatórias até tumores”, explica.

Beber em excesso, usar drogas, fumar, ter maus hábitos alimentares, vida sedentária e comportamento sexual de risco são fatores que contribuem para o surgimento de doenças, além da genética. "A história familiar da paciente também deve ser levada muito em conta. Por exemplo, em uma família onde a mãe já sofreu de câncer de mama, as filhas têm um risco aumentado de desenvolver a doença também", diz a Dra. Ritamaris.

Além disso, a prevenção é extremamente necessária. Exames como o papanicolau, que previne o câncer de colo uterino, o ultrassom pélvico ou o transvaginal, que avalia o útero e o ovário, além da mamografia, indicada para mulheres acima dos 40 anos, são imprescindíveis. As mulheres que já passaram pela menopausa também devem fazer o exame de densitometria óssea, para avaliar o grau de perda de massa óssea e indicar uma possível osteoporose. “Mesmo não tendo nenhum sintoma aparente, é importante que as mulheres realizem exames ginecológicos anuais. Não há uma idade específica para começar a rotina de ir ao ginecologista anualmente. Mas a indicação é que a partir da hora que comece a ter uma vida sexual ativa a paciente passe a ir ao consultório médico com mais frequência”, afirma Dra. Ritamaris.

Fonte: www.idmed.uol.com.br

________________________________________________________________________________
 17/07/12

TEMA DA SEMANA: " GRUPOS DE EXTERMÍNIO QUE ASSUSTARAM O PAÍS "



GAZETA DE ALAGOAS/Arquivo

Foto de arquivo de 1991 do ex-cabo da PM de Alagoas Everaldo Pereira, durante depoimento prestado em Maceió, Alagoas. O delegado-geral do Estado, Marcílio Barenco, apresentou as acusações que pesam contra Everaldo Pereira, pai de Eloá Pimentel, morta pelo ex-namorado Lindemberg Alves.

De acordo com autoridades, o pai de Eloá, que se apresentava como Aldo Pimentel, é na verdade o ex-cabo Everaldo Pereira, acusado de fazer parte da "Gangue Fardada", grupo de extermínio formado por policiais militares.


Everaldo foi indiciado por homicídio triplamente qualificado pela morte do delegado Ricardo Lessa, irmão do ex-governador Ronaldo Lessa, e do motorista dele, Antônio Carlota.

 
Robson Fernandes/16.10.2008/
Aldo Pimentel, o pai da adolescente Eloá Pimentel, passou mal e foi atendido por paramédicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ele estava em um apartamento próximo onde estava a filha e Lindemberg Fernandes.

Por causa da repercussão do caso Eloá, descobriu-se que Aldo é na verdade Everaldo Pereira, procurado pela polícia de Alagoas pela acusação de participar da "Gangue Fardada", um grupo de extermínio formado por policiais militares

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

16/07/12

TEMA DA SEMANA: " GRUPOS DE EXTERMÍNIO QUE ASSUSTARAM O PAÍS "






Celso Junior/08.03.2005/



O chefe do chamado "esquadrão da morte" no Acre, o ex-deputado Hildebrando Pascoal Nogueira Neto, chega à sede da Justiça Federal em Brasília (DF), em 8 de março de 2005, onde começaria seu julgamento e de mais cinco pessoas.

Em 2006, Hildebrando foi condenado a 18 anos de reclusão, pelo assassinato do soldado do Corpo de Bombeiros do Acre, Sebastião Crispim, ocorrido em 1997.
Já em 23 de setembro de 2009, o júri popular do Acre condenou a 18 anos de prisão o ex-deputado e ex-coronel da Polícia Militar, Hildebrando Pascoal, por homicídio triplamente qualificado no caso do "crime da motosserra". Os jurados consideraram que o acusado matou de maneira brutal o mecânico Agilson dos Santos Firmino, o "Baiano", em 1996, em vingança ao assassinato de seu irmão Itamar Pascoal.


Hildebrando estava preso há dez anos pela prática de outros crimes, além de tráfico de drogas e formação de quadrilha.

 
Ed Ferreira/09;11.1999/
Ossada foi encontrada em cemitério clandestino usado por grupos de extermínio ligados ao ex-deputado Hildebrando Pascoal Nogueira Neto, nos arredores de Rio Branco, no Acre
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

11/07/12

TEMA DA SEMANA: CONTOS E CAUSOS ANTIGOS DO SERIDÓ, HOJE MATÉRIA SOBRE A CAVERNA DA CARIDADE EM CAICÓ, ANTIGO ESCONDERIJO DE CANGACEIROS



CONHEÇA AQUI A HISTÓRIA DESTA INTERESSANTE CAVERNA SERIDOENSE

E ASSISTE A UM VÍDEO SOBRE O LOCAL

Autor – Rostand Medeiros

Já tínhamos ouvido vários comentários sobre a Gruta ou Caverna da Caridade, em Caicó, mas nunca tinha tido oportunidade de visitar este local. Ela esta localizada nas proximidades da Fazenda Caridade, na Serra da Cruz, já próximo a área territorial do município de Jucurutu. É uma caverna com água constante, em pleno sertão, muito interessante e difícil no seu deslocamento interno.

Salão principal da Caverna da Caridade, onde provavelmente se esconderam os cangaceiros de Antônio Silvino em 1901

Antigo local onde viveram os primeiros habitantes do sertão, possui muitas histórias e pode ter sido esconderijo de membros do grupo do cangaceiro Antônio Silvino, que esteve na região em 1901, após o famoso “Fogo da Pedreira”.

Os índios e a ocupação dos europeus

Os antigos que deixaram registros na Caverna da Caridade, formaram os grupos indígenas que durante séculos viveram da caça e da coleta no sertão potiguar.

Dentre tais, os membros da nação Tarairiús habitaram a região, fazendo parte as tribos dos Paiacus, os Jenipapos, Canindés, Pegas, Sucurus e outros. É provável que membros desses grupos tenham se utilizado da cavidade, em algum momento, principalmente pela fonte de água.

Registros rupestres na área externa da Caverna da Caridade

Entretanto, sem uma exploração arqueológica no sítio, é impossível firmar certezas.

Quase duzentos anos após o descobrimento, os primeiros habitantes brancos chegaram à região das ribeiras dos rios Seridó e Piranhas. Durante a ocupação, os colonizadores encontraram as aguerridas tribos indígenas da nação Tarairiús. O Seridó vivenciou, então, a terrível e pouco conhecida Guerra dos Bárbaros, o conflito provocado pela ocupação europeia e a resistência indígena no Nordeste do Brasil.

Mas essa oposição, ainda que heroica, mostrou-se infrutífera diante da enorme superioridade militar do colonizador, como também as dificuldade dos indígenas de se unirem contra o inimigo comum. Nos raros momentos de união contra os brancos, os silvícolas criaram as chamadas “Confederações”, dispensando aos conquistadores muito trabalho para dominá-los.

Com o fim da guerra, o Seridó passou a ser sistematicamente ocupado pelos portugueses, que rapidamente se misturaram com as índias da região e trouxeram seus gados.

Casa da Fazenda Caridade. Típica da região

A Serra da Cruz, onde está a caverna, passou a receber colonizadores entre a segunda metade do séc. XVII e o início do séc. XVIII, sendo construídas fazendas para criação bovina. As casas principais eram sempre edificadas próximas a água, em terrenos elevados, sobre plataformas, com paredes apresentando pé-direito alto, utilizando-se pedra e adobe na sua construção, bem como a técnica da “taipa de sopapo”. As cumeeiras mostravam-se altas para amenizar o calor, sendo, normalmente, em “duas águas”.

Isoladas e com dificuldades de abastecimento e comunicação, as casas possuíam grossas paredes para defesa. Imprescindível, ainda, era o alpendre, para receber os raros visitantes.

As residências rurais remanescentes do período, mesmo estando muitas em deplorável estado de preservação, pressupõem imponência e força. As propriedades mais antigas construídas no entorno da cavidade natural foram a própria Fazenda Caridade, a Inês dos Ferreiras (ou Inês Velha) e, mais ao sul, a imponente Fazenda Dominga.

A “Caverna Esconderijo” de Nobres e Cangaceiros

Na região da Caridade o passado e o presente parecem confundir-se, sendo comum encontrar pessoas que narram a principal marca das antigas gerações; as suas histórias.

Serra da Cruz, onde se localiza a caverna

Segundo o senhor Nelson Soares de Medeiros, o “Nelson Carneirinho”, os mais antigos comentavam que a fazenda foi construída nesse local por estar próxima a um sítio fértil, além de existir água na Caverna da Caridade, explicando-se o nome da propriedade e da cavidade natural. Para ele “É uma caridade que um lugar como aquele nunca deixou de ter água”. Os relatos dos habitantes corroboram que, mesmo nas piores secas, a fonte da Caridade jamais deixou de verter.

Há uma notícia sobre a Caverna da Caridade no livro “Acari – Fundação, História, Desenvolvimento” de Jayme da Nóbrega Santa Rosa, de 1974. O autor comenta, mesmo sem citar fontes, nem fornecer maiores detalhes, que, durante a passagem pela região dos revoltosos pernambucanos da Confederação do Equador, no ano de 1824, tendo como um dos seus comandantes o Frei Caneca do Amor Divino, o lugar teria servido de esconderijo para o padre caicoense Francisco de Brito Guerra e o poderoso fazendeiro acariense Tomás de Araújo Pereira. O Padre Brito Guerra foi o primeiro senador do Rio Grande do Norte e Tomás de Araújo, após a proclamação da independência em 1822, foi o primeiro governador da província potiguar.


O autor do livro informa que conheceu a caverna na década de 1920, junto com seu pai e um guia da região, fornecendo interessantes detalhes do interior e fazendo uma razoável descrição do local.

Notícia original do "Fogo da Pedreira", fevereiro de 1901

Já em relação a utilização desta cavidade natural como esconderijo de cangaceiros, Seu Nelson comenta que o caso se deu após o famoso combate ocorrido entre o grupo de cangaceiros de Antônio Silvino e polícia paraibana, na Fazenda Pedreira, do coronel Janúncio Salustiano, no dia 15 de fevereiro de 1901 (Sobre este combate ver - http://antonioadrianomedeiros.blogspot.com/p/curiosidades.html).

Em meio a uma festa, a polícia paraibana cercou o local e abriu fogo. Morreu no primeiro momento o cangaceiro Pilão Deitado, mas logo depois os policiais Nestor e Estolão morriam varados de balas quando foram saquear os bornais do cangaceiro anteriormente morto.

Logo os cangaceiros se dispersaram pela região rural de Caicó e paulatinamente vários deles foram sendo mortos a mando da elite agrária da região. Foi um corretivo pela afronta de Antônio Silvino em vir a região e um aviso para que estes guerreiros das caatingas não voltassem mais ao Seridó.

Um dos mortos foi Felix José da Costa, mais conhecido como Azulão, um negro alto, forte e valente, nascido na Fazenda Dominga, localizada nas proximidades da Caverna da Caridade.

Segundo Seu Nelson, o cangaceiro Azulão conhecia a localização da Caverna da Caridade e sabia que no local havia água. A ideia do foragido era “dar um tempo” e procurar os amigos que tinha naquele setor e assim escapar daquela situação.

Na caverna, junto com Azulão, estava o cangaceiro conhecido como Moreninho.

Notícia da morte de Azulão na Fazenda Dominga

Consta que após o tiroteio na Pedreira, os dois cangaceiros vararam o sertão em direção Norte/Nordeste, passando pela região onde hoje se encontra o Açude Itans, mantendo a cidade de Caicó a esquerda deles. Seguiram então pelas proximidades das Serra da Bernarda e da Formiga, até a região da Serra da Cruz, em um estirão comprido, mas que o desespero ajudava a amenizar a distância.

Segundo Seu Nelson, antes dos fugitivos chegarem a caverna, passaram na casa de conhecidos, se abasteceram e seguiram para Serra da Cruz, onde passaram cerca de dez dias e noites na cavidade, logo no salão frontal do local.

No dia 25 de fevereiro eles saíram do abrigo rochoso e foram em busca da Fazenda Dominga, do tenente-coronel Gorgônio Ambrósio da Nóbrega, algum apoio.

Mas o que encontraram foi bala. A polícia, avisada pelo pessoal da propriedade, deram cabo dos dois homens.

Segundo Seu Nelson, ele sabe bastante desta história pois um dos um dos homens que participaram da ação foi seu pai. Ele comenta que sabe até mesmo onde os homens estão enterrados a sombra da Serra da Cruz.

A Caridade

Quem chega à Caverna da Caridade depara-se na entrada com vastos painéis de gravuras rupestres. As fantásticas sequências se iniciam nas margens rochosas do pequeno córrego que escorre da entrada da caverna e desce pela Serra da Cruz, passando, inclusive, pela entrada de outra cavidade, a chamada Falsa Caridade, uma pequena gruta a poucas dezenas de metros da entrada principal da Caridade.

Um astro celeste?

Os registros rupestres são um forte indicativo da evolução das manifestações artísticas dos povos primitivos. Para melhor entendimento, os arqueólogos definiram que as pinturas e gravuras fossem agrupadas em “Tradições”. No Nordeste brasileiro existem três grandes Tradições: Nordeste, Agreste e as Itaquatiaras, as quais são subdividas em outras classes.

Itaquatiaras, ou “pedras pintadas” em língua tupi, conhecidas pelos sertanejos como “pedra de letreiro” ou “pedra lavrada”, são gravuras feitas em rocha, ou petróglifos, possuindo como principal característica o fato de serem encontradas nos afloramentos rochosos próximos a locais que concentram água.

A Caridade é, basicamente, uma caverna formada por um pequeno rio. O vão interno é bastante sinuoso, repleto de curvas que a água incessantemente, ao longo de milhares e milhares de anos, esculpiu na pedra. Há poucas passagens laterais, podendo ser descrita como um longo corredor. Essas características facilitam qualquer topografia, mas, por outro lado, existem lá algumas sérias dificuldades. A primeira dela é que, praticamente, o tempo inteiro o avanço ocorre por dentro d’água, molhando-se todo o equipamento. Há passagens extremamente apertadas, as quais um sujeito magro transpõe com dificuldades.

Paisagem da região da Serra da Cruz

Analisando o local, no caso de Azulão e Moreninho terem utilizado a cavidade como abrigo, sem dúvida que o local ideal deve ter sido o primeiro salão, apresentado na foto inicial deste artigo.

Infelizmente concluímos nossa visita a noite, sem tempo de visitar a Fazenda Dominga.

Filmagem

A filmagem realizada no local teve como objetivo fazer um registro visual simplificado da cavidade e desta visita, cuja realização e edição ficaram a cargo de Ricardo Sávio Trigueiro de Morais.

Os participantes deste grupo fazem parte da SEPARN – Sociedade para Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental do Rio Grande do Norte e da SEP – Sociedade Espeleológica Potiguar, duas ONGs que batalham pelo conhecimento e preservação das cavernas potiguares. Participaram desta visitação, além de Ricardo, Sólon Rodrigues Almeida Netto, André Mota e Rostand Medeiros.

Fato normal para quem anda pelas estradas do sertão

Para acessar o vídeo da visita a Caverna da Caridade, clique no link abaixo;

http://www.youtube.com/watch?v=OY8D2H7vjPs&feature=autoplay&list=HL1315178711&lf=mh_lolz&index=2&playnext=1

_________________________

TEMA DA SEMANA: CAUSOS E CONTOS ANTIGOS DO SERIDÓ 

10/07


Aderbal Bezerra dominando Bernardão
fonte vc artigos e noticias



A vida é algo muito interessante. Pois reparem vocês que hoje li uma matéria no blog celeiro de talentos que me deixou impressionado. Vocês já ouviram falar em Aderbal Bezerra? Eu não só ouvi falar como conheci o próprio. Meus pais compravam leite a Aderbal que todos os dias encostava sua C 10 na frente lá de casa e batia um bom papo enquanto seu ajudante retirava o leite dos tambores ( sem água diga-se de passagem). O que eu não sabia, era que Aderbal foi um dos lutadores de Vale Tudo mais ativos de Caicó e do Rio Grande do Norte nas décadas de 50 e 60 obtendo inclusive expressão nacional.


QUEM ERA ADERBAL BEZERRA
Aderbal Bezerra da Cunha nasceu em 04/10/1929, em Serra Negra do Norte-RN. Caçula de seis irmãos, Aderbal ficou órfão de pai logo após seu nascimento e sua família passou por dificuldades durante sua infância e adolescência. Aos 17 anos migra para o Rio e alista-se na Marinha sendo de grande importância essa fase para moldar o futuro campeão dos ringues. Após sair da Marinha em 1948, o grande Aderbal começa a praticar luta livre no Rio de Janeiro e já começava a despontar como grande lutador.



Aderbal no auge da forma física



EM 1953 ADERBAL PARTICIPA DA PRIMEIRA LUTA DE VALE TUDO NO RN


Em 1953 aconteceu em Natal a primeira luta de Vale Tudo do estado. Aderbal enfrentou Bernardão, que viria a ser seu principal oponente durante muitos anos.
A luta foi descrita por Osmar Mozinho de Oliveira “Biuce”, professor pioneiro da época, como caótica: “Foi a maior luta que houve no Estado do Rio Grande do Norte, eram dois homens muito fortes, com muita energia e muito jovens; o ringue tinha sido montado em cima dos tambores de gasolina; no decorrer da luta, o ringue quebrou-se e era tambor por todos os lados, o povo correndo, outros segurando Aderbal para ele não matar Bernardão e este sendo pego também por outras pessoas. Os tambores foram tirados e a luta continuou sem o ringue.”




ADERBAL TROUXE O VALE TUDO PARA CAICÓ
A partir de 1954 Aderbal participa de diversas lutas com os maiores nomes do Vale Tudo do nordeste e do Brasil. Por volta de 1955, Aderbal inicia na cidade de Caicó a implantação das lutas de Vale Tudo. De personalidade amigável, Aderbal vencia as dificuldades para promover as lutas com a ajuda do primo e amigo José Lucas, na época, funcionário do Banco do Brasil em Caicó. Lucas costumava ajudá-lo buscando patrocinadores usando de sua influência no comércio e, algumas vezes, emprestando dinheiro a Aderbal para a montagem do ringue.


ADERBAL, DE CAICÓ PARA O MUNDO

Em 1958, a Federação De Pugilismo do Rio de Janeiro convida Aderbal a se juntar a uma equipe composta de lutadores como Takeo Yano, Valdemar Santana, Passarito, Chouberi e outros. Essa equipe passa por diversas cidades do Brasil como Belo Horizonte, Belém do Pará e Fortaleza fazendo demonstrações. Além dessas cidades, o grupo passa por diversos países como Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina desafiando lutadores locais. A equipe chega a permanecer quatro meses em Caracas na Venezuela marcando o auge da carreira de Aderbal.



Aderbal enfrentou os maiores nomes do Vale Tudo como
Ivan Gomes (cartaz do acervo de Hugo Lira)

MORRE PRECOCEMENTE O CAMPEÃO ADERBAL
Em 1976 aos 47 anos, Aderbal encerra sua carreira e compra um sítio e passa a viver com a família. Ao longo da vida, Aderbal teve diversas esposas e filhos. Com sua última esposa, Marlete, teve seis filhos. Em fevereiro de 1984, Aderbal adoece e o diagnóstico de esquissostomose demora a ser descoberto. Em 12 de Junho de 1984 Aderbal faleceu aos 54 anos.

_________________________________

SEGUNDA-FEIRA ( 09-07-12)

TEMA DA SEMANA: CONTOS E CAUSOS DA REGIÃO DO SERIDÓ


RAIMUNDA CÍCERO – A ESQUECIDA ARTESÃ DO BARRO DE CAICÓ, NOTÍCIA EM UM DOS GRANDES JORNAIS DO BRASIL

Autor – Rostand Medeiros

Quem observa os antigos jornais do eixo Rio – São Paulo na década de 1970 percebe que não eram muitas as notícias vinculadas sobre o pequeno e distante Rio Grande do Norte.

Normalmente o que a grande imprensa do centro sul do país informava sobre a terra potiguar estava mais focado em desgraças, as secas, enchentes, alguma coisa de política local e fatos pitorescos desta terra que aparentemente tinha tão pouca representatividade.
FONTE E FOTOS: http://tokdehistoria.wordpress.com

Jornal do Brasil, 9 de janeiro de 1978

Por isso me chamou atenção uma interessante reportagem realizada na cidade de Caicó, pela jornalista Lena Frias e o fotografo Alberto Ferreira, do então poderoso Jornal do Brasil, o conhecido JB, do Rio de Janeiro.

Publicada em 9 de janeiro de 1978, não teve como tema central as histórias genealógicas que tanto orgulho causa na elite local, ou as querelas políticas da maior cidade da região do Seridó, ou sobre uma nova enchente, ou uma grande seca.

O que a jornalista Lena buscou e o Alberto focou com sua máquina, foi a história de uma mulher simples, negra, de poucas letras, chamada Raimunda Cícero da Conceição. Uma grande artista do barro tirado daquela terra ressequida pelo sol.

Segundo o artista plástico e escultor Jordão Arimatéia, Lena e Alberto vieram a Natal a convite do jornalista Wolden Madruga, para conhecer o trabalho que ele realizava no Edificio Rio Mar, que consistia na criação de um grande entalhe de barro e cimento, com 4.000 metros de área. Ao conhecer a jornalista, Jordão lhe narrou vários aspectos interessantes sobre nossas artes e entre estes comentou sobre o trabalho extremamente original de Raimunda Cícero em Caicó.

Jornalista capacitada, Lena percebeu que ali tinha uma grande matéria e com o apoio de Wolden Madruga, foi organizada a viagem a Caicó. Jordão Arimatéia acompanhou os jornalistas do JB nesta viagem.

UMA ARTESÃ ÚNICA

Raimunda e sua arte

Raimunda Cícero da Conceição nem de Caicó era. Elas nasceu em 1933 e veio ao mundo na paraibana cidade de Bananeiras e um dia (quando ela tinha nove meses) e sem que explicasse a razão, sua família deixou a fértil região do Brejo paraibano e seguiu para o seco sertão do Seridó Potiguar. Narrou que desde criancinha fazia peças de barro para brincar, sendo ensinada pela sua mãe.


Raimunda recebeu os profissionais de imprensa com um delicioso suco de manga, enquanto espantava seus inúmeros filhos para puder conversar com os estranhos e tentar compreender tanta curiosidade daqueles periodistas pelo seu trabalho artesanal, que ela denominou de “caqueirea”.

Segundo a periodista, as louças de barro feitas por Raimunda “Sem colégio, nem escola!”, no seu conjunto era “pura harmonia” e possuíam uma “elegância natural” que deixou Lena verdadeiramente embasbacada. Basta ler no que ficou gravado nas páginas do jornal.

Na opinião da jornalista, mesmo sem Raimunda Cícero querer, a sua arte era uma referência, onde a mistura do solo seco e árido do Seridó dava as suas peças de barro uma composição, uma textura, que foi classificada de “fina” e também “única”. Chamou atenção o fato de Raimunda moldar suas peças sem planejamento prévio, sem desenho nenhum, fazia tudo de “cabeça”.

A artesã contou que para chegar ao ponto ideal de sua matéria prima, buscou misturar areia pilada com barro, mas não deu certo. Depois incorporou flores da caatinga e até tentou uma receita bíblica com leite e mel. Mas a coisa só deu certo quando misturou o barro com a pedra sabão pilada. Segundo a jornalista Lena, a pedra sabão que ela conheceu no Seridó seria mais “mole” que o mesmo tipo de rocha proveniente das Minas Gerais.

Sinceramente, eu nem sabia que existia pedra sabão no Seridó!

FELIZ COM SEU TRABALHO

O resultado daquele trabalho deixava a artesã Raimunda Cícero tão feliz, ao ponto dela comentar que muitas vezes “tinha vontade de chorar” quando uma “loiça” ficava pronta, com sua original cor pardo-avermelhado.

No preparo de suas louças

Consciente da situação de sua família em solo caicoense, Raimunda colocou bem claro para a jornalista que durante muito tempo viveram nos sítios dos “brancos”, trabalhando como empregados e ganhando muito pouco.

Ficou nesta situação até 1953, quando veio morar na “rua” de Caicó. Ou seja, se mudou para a zona urbana.

Na cidade Raimunda, também conhecida como “Raimunda Coelho”, se casou duas vezes. A segunda foi com Chico Faísca, que no final da década de 1950 seguiu para o Planalto Central e labutou, como milhares de brasileiros, na construção de Brasília.

Neste ponto a história de Raimunda Cícero lembra a de Dona Lindu, a mãe do ex-presidente Lula, que saiu do sertão de Pernambuco levando a filharada para tentar encontrar o marido que havia seguido para o Sudeste em busca de trabalho e não deu mais sinal de vida para a família no Nordeste.

Mas diferente da mãe de Luís Inácio Lula da Silva, que encontrou o marido com outra mulher, a artesã Raimunda Cícero encontrou o seu marido que havia virado Candango e retornaram para o sertão potiguar trazendo o primeiro filho – Paulo Roberto.

LUTA PELO RECONHECIMENTO

Na data da entrevista, seu companheiro Chico Faísca tomava conta da “microempresa” que vinha das mãos habilidosas de Raimunda. Ele narrou a jornalista Lena que tinha que ficar ao lado da mulher, pois ela poderia saber fazer as louças, mas não sabia vender. Segundo ele, se deixasse na mão de Raimundo ela era “enganada” devido a sua simplicidade e recebia quase nada pela sua arte.

Mostrando sua arte

Arte esta que já não se restringia apenas as casa dos caicoenses. Já havia peças de Raimunda Cícero no Rio, São Paulo e até mesmo nos Estados Unidos, Itália e França. Ela já havia participado de exposições em Natal e a seu trabalho já havia proporcionado um aumento na renda familiar.

Segundo a reportagem, na época da entrevista, a família aplicava os ganhos das louças na construção de uma casa no centro da cidade. Mas é relatado que esta mudança não era bem vista por parte de algumas pessoas que viviam na área, que era então considerada o setor mais valorizado da principal cidade seridoense. Essa situação irritou muito Chico Faísca e no início trouxe tristeza a sua família de origem humilde. Mas com o tempo as coisas estavam se acomodando.

A repórter deixou registrado que na época da entrevista a elite local já considerava de bom alvitre ter aquelas louças de barro, extremamente originais no seu formato, como finas peças de decoração nos principais cômodos de suas casas.

Era uma grande mudança. Raimunda e seu marido afirmaram que no início, na feira da cidade, era até difícil que deixassem que eles “arriassem” o balaio com suas peças de barro. Todo por ser a arte de Raimunda Cícero era considerado “diferente” do que era feito na época, atitude que Chico Faísca classificou como “fanatismo” e que aquilo “não valia de nada”.

Na verdade o que aconteceu com a artesã Raimunda Cícero e a sua original maneira de dar forma ao barro, foi uma situação que até hoje é muito comum em terras potiguares. Aqui, tudo que é feito pelo povo local, principalmente quando vem dos mais humildes, só tem algum valor quando os de fora enaltecem e se curvam diante da originalidade e maestria dos nossos artistas, artífices e artesões. E os de fora não podem ser paraibanos, pernambucanos e nem cearenses. Estes são vizinhos!

Se for alguém da Bahia que enalteça nossa arte popular, pode até ter algum valor. Mas bom mesmo é quando o elogio vem de pessoas que vivem abaixo do paralelo 15 localizado ao sul do equador. Melhor ainda se for do estrangeiro. Aí é coisa fina!

O QUE FICOU?

Mas voltando para 1978. Encontramos a informação que um conjunto normal de peças feito por Raimunda para seus clientes incluía 12 pratos, 12 copos, três travessas, três conchas, uma moringa, uma farinheira, uma molheira e tudo saia por CR$ 600,00 (Seiscentos Cruzeiros). Isso era pouco menos da metade do salário mínimo da época, que estava na faixa de CR$ 1.560,00 (Ver o site – http://www.uel.br/proaf/informacoes/indices/salminimo.htm). Vale frisar que fora de Caicó os preços destas peças disparavam.


No final da reportagem a jornalista Lena informava que Raimunda Cícero não apenas criava e vendia suas peças, mas igualmente transmitia a várias pessoas de sua cidade a sua arte e a sua original maneira de misturar barro e pedra sabão.

Uma das pessoas que aprendeu seu ofício foi certamente o Chico Faísca. Aésar da reportagem do JB não afirmar que ele era artesão, existe a informação emitida por ocasião de seu falecimento, em decorrência de um aneurisma cerebral, no dia 20 de outubro de 2011, onde o mesmo foi considerado um “famoso artesão de louças” e o seu trabalho era “conhecido em todo Estado e pelo Brasil afora” (Ver – http://www.robsonpiresxerife.com/blog/notas/morreu-chico-faisca-de-caico-o-artesao-da-louca-de-barro/).

Em relação à Raimunda Cícero da Conceição nada mais encontrei e não sei se a sua arte continuou a gerar frutos. Espero que sim.

Nenhum comentário: