domingo, 23 de novembro de 2014

Bebê encontrado morto em lixão no RN tinha 8 meses de gestação, diz Itep


Do G1 RN
 
Corpo do bebê estava dentro de um caixa de
papelão, jogada no lixão (Foto: Polícia Militar)

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte divulgou na noite deste sábado (22) um laudo que comprova o tempo de vida do bebê encontrado morto em um lixão na zona rural de Macau, município da região da Costa Branca potiguar. Segundo o resultado do exame pericial, a criança tinha oito meses de gestação e saiu viva da barriga da mãe. O corpo foi achado por catadores na manhã da sexta-feira (21).

O bebê é um menino. A notícia gerou comoção na cidade. O delegado Delmontiê Falcão ainda avalia como será conduzida a investigação. Contudo, ele acredita que a criança seja filha de uma jovem de 18 anos que mora na cidade. A suspeita foi levada para prestar esclarecimentos logo após o corpo ser achado.
A mulher foi ouvida e confessou ter abortado um bebê na última terça-feira, dia 18, em uma praia. "O corpo ficou em um lixo no local e pode ter sido recolhido e jogado no lixão onde foi achado por catadores. Acredito que seja o mesmo bebê, mas só teremos certeza da maternidade com um exame de DNA", afirmou o delegado. Ele agora quer saber se o aborto foi espontâneo ou forçado.

No depoimento, a jovem relatou que abortou após sentir fortes contrações depois de tomar um analgésico para dor. "O medicamento foi trazido e vamos analisar se o analgésico é abortivo. Ela disse que não sabia da gravidez, estava sozinha e depois de sentir uma contração violenta, o bebê saiu coberto de sangue e enrolado no cordão umbilical", detalha. A versão é diferente da contada inicialmente pela jovem, que já havia confessado ter feito o aborto, mas disse que o feto foi jogado em um vaso sanitário.
 
Delegado Delmontiê Falcão investiga o caso
(Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi)

Uma médica examinou a jovem e, segundo o delegado, a conclusão foi que a suspeita passou por um processo de aborto não assistido. Depois de prestar depoimento, a mulher foi liberada.

Lixão
O bebê foi encontrado dentro de uma caixa de papelão jogada em um lixão na zona rural de Macau. O corpo foi achado na manhã da sexta-feira (21) por catadores que trabalhavam no local. Eles avisaram a polícia sobre a descoberta do corpo por volta das 7h30. "É um menino, e estava de fralda. O corpo não estava rígido ainda, mas apresentava algumas lesões, provavelmente causadas por bicadas de urubus", disse Delmontiê.

Ainda de acordo com o delegado, ainda não é possível precisar se criança foi levada até o lixão ou se foi despejada por algum dos caminhões que descarregam lixo no local, que fica a 9 quilômetros da sede do município.
 
Lixão onde corpo foi encontrado fica a 9 quilômetro da sede
 do município de Macau (Foto: Polícia Militar)

Nenhum comentário: