domingo, 15 de dezembro de 2013

Roubo de carros cresce em Natal

Fonte Roberto Lucena repórter - Nos últimos três anos, a quantidade de veículos roubados ou furtados no Rio Grande do Norte aumentou 40%. Em 2010, foram 2.068 veículos subtraídos e, até novembro deste ano, esse número saltou para 2.888. Em compensação, o índice de recuperação de veículos aumentou 49% e a média de furtos ou roubos diários, em 2013, manteve-se no mesmo patamar do ano passado: 8. Para evitar maiores prejuízos, a população investe em segurança. Seguros de automóveis e instalação de rastreadores veiculares são as soluções mais comuns contra a ação dos bandidos.

As histórias se multiplicam e dão conta de como os bandidos agem livremente independente da hora do dia. Os números da Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov) relatam casos registrados em todo o Estado, mas é na Grande Natal onde ocorrem a maior parte dos roubos.

emanuel amaral
 
Titular da Deprov, delegado Atanásio Gomes
Na última terça-feira, uma estudante de 22 anos – ela prefere não revelar a identidade porque ainda está em estado de choque e teme retaliação por parte dos bandidos – tornou-se mais uma vítima dos bandidos.

Por volta das 16h, quando estacionava o carro na frente da casa de uma amiga, no bairro de Cidade Satélite, três homens se aproximaram. Dois deles estavam armados e anunciaram o assalto. “Foi tudo muito rápido. Estava com duas amigas e ninguém viu quando eles chegaram. A ação durou pouco tempo. Os homens levaram o carro (modelo Gol branco), bolsa e outros objetos das vítimas.

Os veículos preferidos pelos bandidos são os do tipo Uno, Gol e Palio. E os bairros em Natal que mais registram ocorrências são Lagoa Nova, Alecrim, Candelária e Nossa Senhora da Apresentação. Parnamirim é o município líder na Grande Natal. Para os especialistas, tais veículos são mais visados porque são carros populares e possuem baixo valor de revenda.

Há dois caminhos mais comuns para os veículos subtraídos: desmonte para venda de peça ou revenda dos carros e motos com preço abaixo do praticado pelo mercado, em outros Estados. Na sua opção, o comprador adquire o produto com documentação falsa ou mesmo com a promessa de entrega dos papéis futuramente. O que não ocorre. “Sabemos que algumas quadrilhas agem no RN. Eles roubam e revendem as peças. Há também casos onde os bandidos levam os carros para outros locais onde são revendidos”, afirma o titular da Deprov, delegado Atanásio Gomes.



saiba mais
Polícia recuperou 1.454 veículos
MP recomenda mais agilidade nas investigações
Lei de devolução do IPVA tem 10 anos Os dados de 2013 revelam que, até novembro passado, foram 2.888 roubos ou furtos registrados na Deprov. São apenas 63 ocorrências a menos se comparado com os dados de 2012. Mas o delegado acredita que os números serão diferentes até o fim do ano. “Acredito que teremos, infelizmente, mais registros que o ano passado”, coloca.

A previsão do policial é embasada, entre outros termos, pelas condições de trabalho da delegacia especializada. Atanásio prefere não comentar o assunto, mas sabe-se que a Deprov, assim como praticamente todas as demais delegacias, enfrente dificuldades estruturais e falta de pessoal. O ex-titular da especializada, delegado Frank Albuquerque, afirmou à TRIBUNA DO NORTE, em abril passado, que o efetivo estava aquém do necessário. “A Deprov age em todo o Estado e não temos nem 20 policiais. Prendemos muita gente, mas a pena é muito pequena e as pessoas são soltas muito rápido. O que dá insegurança ao policial em serviço”, disse Frank, à época, explicando o porquê dos números de roubos serem sempre ascendentes.

Nenhum comentário: