sexta-feira, 6 de julho de 2012

SECA-RN É O ESTADO COM MAIOR PERDA DE ÁREA PLANTADA, DIZ CONAB


 
Tribuna do Norte

Dados divulgados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmam o Rio Grande do Norte como o estado com a maior perda de área plantada e de produção de grãos do país, na safra 2011/2012. Os dados mostram queda de 87,4% na área e de 89,9% na produção, fortemente atingida pela seca. Júnior SantosProdução de milho no interior potiguar: a cultura foi uma das que mais sentiram os efeitos da secaProdução de milho no interior potiguar: a cultura foi uma das que mais sentiram os efeitos da seca O levantamento traça um quadro praticamente inalterado em relação ao divulgado em junho, mas mais definitivo, diz o analista de Mercado de Produtos Agrícolas da Conab RN, Luís Gonzaga Costa.

Ele explica que nas principais regiões produtores do estado, com destaque para o Alto Oeste, não há previsão de chuvas nem de melhoria no cenário. No litoral leste - que engloba municípios como São José de Mipibu e Nova Cruz - culturas como as do milho e do feijão podem, entretanto, experimentar crescimento porque o período chuvoso é mais tarde e, além disso, há lavouras irrigadas.No caso do Rio Grande do Norte, estima-se uma perda de 89,6% na produção de feijão e de 91,9% no milho.

As culturas de algodão e sorgo também registram recuo superior a 80%. No caso do girassol, a perda de produção chega a 100%, assim como para a mamona. A seca também afetou pastos para alimentação dos rebanhos e outras culturas de sequeiro, como a de castanha - que vai ser colhida entre os meses de setembro e outubro. "A escassez de água foi sentida pelos cajueiros e a tendência é de quebra da produtividade", diz Gonzaga, da Conab.

Nenhum comentário: