quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Saúde do RN fala sobre mudanças na classificação da dengue

Do G1 RN
 
Mosquito da dengue (Foto: BBC)

'Dengue – Um Mal que Pode Estar ao Seu Lado'. Este é o tema da palestra que será realizada a partir das 10h desta quarta-feira (19) no auditório do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal, que trata sobre a novas classificações para os casos de dengue. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir deste ano os critérios de avaliação agora definem a doença como: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave. Até o final do ano passado, a classificação tratava a dengue como: dengue clássica, dengue com complicações, febre hemorrágica e síndrome do choque da dengue.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesap), a palestra desta quarta será ministrada pela infectologista Rosângela Morais.

O último boletim divulgado pela Sesap, com os casos registrados até o dia 28 de dezembro de 2013 no Rio Grande do Norte, mostra que foram notificados 24.559 casos suspeitos de dengue, sendo 9.809 confirmados. Um total de 107 municípios apresentaram incidência alta em dengue. Os cinco municípios que mais notificaram casos de dengue foram: Natal (4.378 casos suspeitos), Parnamirim (2.111), Pau dos Ferros (1.793), Santa Cruz (1.597) e Caicó (1.323). Somente no ano passado, a taxa de óbito alcançou 50 de casos suspeitos, sendo 26 óbitos por dengue confirmados – o que corresponde a um aumento de 30% em relação a 2012.

Segundo a enfermeira do Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap, Luciana Olinto, "a nova classificação é a tradução do quadro clínico que o paciente apresenta quando é detectada a suspeita do caso. Ela valoriza a sintomatologia do paciente (o que o paciente está sentindo) e busca atentar para que ele seja manejado oportunamente e adequadamente, evitando o agravamento e, consequentemente, o óbito".

Casos suspeitos de dengue

Agora, de acordo com a nova classificação, uma pessoa que tenha viajado para áreas onde estejam ocorrendo transmissão de dengue ou que tenha a presença do mosquito aedes aegypti e que apresente duas ou mais manifestações como dor de cabeça, febre, náusea, vômitos, petéquias (pequenas manchas avermelhadas na pele) ou prova do laço positivas, já pode ser considerada como caso suspeito de dengue.

Casos de suspeita de dengue com sinais de alarme

Os casos de suspeita de dengue com sinais de alarme serão identificados se o paciente, no período de efervescência da febre, apresentar um (ou mais) dos seguintes sintomas: dor abdominal contínua, sangramento das mucosas, acumulação de líquidos, entre outros.

Suspeitos de dengue grave

Já os casos suspeitos de dengue grave serão caracterizados por choque, sangramento grave ou comprometimento grave de órgãos.

Nenhum comentário: