segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

“Não podemos imaginar o que será da nossa região se não chover daqui para abril”, diz secretário

 
Eduardo Dantas -  A declaração foi do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município de Caicó, Hamilton Teixeira. Ele acredita que é preciso torcer muito para que as boas chuvas possam cair até meados do mês de abril. Caso o período invernoso não venha, a situação do homem do campo pode ficar bastante dramática.

“A situação é crítica em toda a zona rural. Para ter uma ideia, não vemos um reservatório com água, a não ser onde houve essa chuvada agora no final de dezembro. Não quero assombrar ninguém, mas temos que torcer muito para chover, pois a gente não pode imaginar o que será da nossa região se não chover daqui para abril”, afirmou Hamilton.

Para ele, o homem que vive no semiárido precisa aprender a conviver com a seca, pois não ela não é exceção e sim uma regra. “A convivência com a seca passa justamente pela perfuração de poço e a instalação de pequenas adutoras. Com isso, acaba-se com essa ideia de carro-pipa, pois quando termina um período desse o que resta são os caminhões encostado”, frisou.

De acordo com o secretário, “está na hora dos órgãos competentes colocarem na cabeça que só se convive com a seca perfurando poços, instalando e fazendo as mini adutoras. Esse período de estiagem já virou regra em quase todo o nordeste, não é mais exceção”, finalizou.

Nenhum comentário: