sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Rosalba Ciarlini inaugura Central de Regulação e Base descentralizada do SAMU em Caicó‏



texto Eduardo Dantas fotos Cledson Medeiros
A Governadora Rosalba Ciarlini inaugurou em Caicó, na manhã dessa quinta-feira (19), a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), construída no Quartel do Corpo de Bombeiros do município. Com a entrega da 25ª base, o serviço passa a cobrir 60 cidades e aproximadamente dois milhões de habitantes, atingindo 75% da população potiguar.

A meta do Governo do Estado é alcançar a marca dos 85% até 2014, porcentagem que tornará o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência potiguar com cobertura superior ao que é atualmente realizado em Estados do Centro-Sul do Brasil. A base de Caicó atenderá a toda população do município, que hoje é de 66.246 habitantes, além da cobertura de BRs e RNs que abrangem os municípios pactuados. São eles: Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Ipueira e São José do Seridó.

O SAMU Caicó será dotado de duas ambulâncias de suporte básico e avançado, com equipamentos adequados para a imobilização do paciente politraumatizado. Antes, o próprio município era que prestava assistência em ambulâncias simples, sem equipamentos adequados para a imobilização desse tipo de paciente. O secretário de Saúde de Caicó, Galvão freire, falou sobre os benefícioS do SAMU para a cidade e outros 25 municípios do Seridó, e agradeceu pelo esforço da Governadora em tornar realidade um sonho antigo. "Esse é um momento muito importante para todos os seridoenses. O SAMU é um instrumento para salvar vidas e Caicó merecia uma estrutura como essa que foi entregue hoje", disse.

Luís Roberto Fonseca, titular da Sesap, também enfatizou o serviço em Caicó e adiantou que atual realidade do SAMU no RN é fruto de uma determinação da chefe do Executivo Estadual. "Quando a Governadora assumiu o Governo, em 2011, demonstrou o interesse de interiorizar o SAMU e o resultado após quase três anos é que mais de dois milhões de pessoas estão cobertas. Após muita espera, Caicó recebe uma base com a qualidade para atender com eficiência" declarou.

Nenhum comentário: