sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Coordenação do SAMU emite nota explicando funcionamento do orgão na cidade de Caicó

O SAMU inaugurado na cidade de Caicó no dia 19 de dezembro de 2013, vem sofrendo algumas criticas por parte da população e de algumas redes sociais, no entanto venho por meio deste esclarecer algumas duvidas e orientar a população como o serviço funciona.

Ajudando a população a entender e conhecer o SAMU

O SAMU (serviço de atendimento móvel as urgências) funciona por meio de uma regulação, o serviço só tem como ser acionado através do 192, no momento em que a população liga para o 192, a ligação cai na central de regulação que fica em natal, a telefonista colhe alguns dados importantes para o atendimento e posteriormente passa a ligação para o médico regulador, que faz mais algumas perguntas e a partir desse momento é que a viatura será direcionada ao local da ocorrência.

É importante que a população entenda a importância dessa triagem feita pela regulação, tendo em vista que o SAMU é um corpo de saúde e que contamos com o suporte básico e avançado, de acordo com os dados colhidos é que elimina-se os trotes e temos como dar um atendimento de maior qualidade as vítimas.

Também vale reforçar que o SAMU não apenas pega a vítima no local da ocorrência e deixa em um hospital mais próximo, mas além dessa abordagem o SAMU conta com uma regulação médica 24 horas que prescreve via radio ou via celular todos os procedimentos a serem feitos naquela vítima, como acesso venoso, administração de medicações, oxigenoterapia entre outros, por isso muitas vezes as viaturas do SAMU demoram a sair do local com a vítima ou param durante o percurso, porque existem procedimentos que para serem realizados necessitam que a viatura esteja parada.

O SAMU atende tanto emergências traumáticas (capotamento, queda de moto, queda da própria altura, colisões, ferimento por arma de fogo ou por arma branca), emergências clinicas (angina, infarto, AVC, pico hipertensivo, hipoglicemia, convulsões), urgências obstétricas e neonatais, afogamentos, choques, queimaduras e transferências inter-hospitalares entre outros.

No momento a única operadora que está liberando a chamada para o 192 é a oi, estamos tentando resolver, mas que fique bem claro que é esse desbloqueio não é da responsabilidade do SAMU e sim das operadoras.

O SAMU em Caicó, conta com uma equipe altamente qualificada, equipe que já faz parte dos funcionários efetivos do município e que passaram por seleção para atuarem no serviço, que passou por dois meses de treinamento teórico, prático e estágios nas viaturas do SAMU metropolitano em macaíba. Caicó hoje conta com um serviço diferenciado, de qualidade e que é padrão nacional, é importante que a população de um modo geral acolha o serviço e respeite os seus protocolos para que o SAMU em Caicó possa desempenhar um trabalho de qualidade e eficácia.

Enfermeira coordenadora do SAMU em Caicó Jardênia Azevedo

Nenhum comentário: