terça-feira, 8 de outubro de 2013

RN TEM CURSOS UNIVERSITÁRIOS COM NOTA MÁXIMA NO ENADE

Felipe Gibson Do G1 RN - O Rio Grande do Norte teve 11 cursos universitários com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Educação (MEC). O exame monitora a qualidade das graduações em todo o país. Foram avaliados estudantes de 95 cursos de ensino superior na área de humanas de universidades, faculdades e centros universitários do estado.

As instituições são avaliadas por totais contínuos, que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima.

No RN, além dos 11 cursos universitários com nota máxima, 14 obtiveram nota 4. Com nota 3 estão 35 graduações. O Enade classificou como abaixo da média 33 cursos (30 com nota 2 e três com nota 1). Duas graduações ficaram sem nota no exame.

Receberam nota máxima seis cursos de instituições públicas e cinco de instituições privadas. Na lista dos 11 com nota 5 estão quatro graduações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Direito nos campi Natal e Caicó, Psicologia e Publicidade e Propaganda -, e três da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão (Facex) - Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão Financeira.

Completam a lista a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com o curso de Direito, a Faculdade Católica Santa Teresinha, onde a graduação em Turismo ofertada em Caicó se destacou, Centro Universitário do Rio Grande do Norte, representada pelo curso de Administração, e a Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), que teve a graduação em Ciências Contábeis oferecida no campus Mossoró com nota 5.

A maior nota levando em consideração o total contínuo, com divisão por casas decimais, foi para o curso de Tecnologia em Gestão Financeira, da Facex, seguido pela graduação em Publicidade e Propaganda da UFRN.

Das 15 instituições com nota 4 no Enade, oito são privadas e sete são públicas. Com conceito 3 ficaram 15 instituições públicas e 20 privadas. O Enade ainda apontou 33 cursos abaixo da média, com notas variando entre 1 e 2.

Com nota 2 foram 30 grafuações, das quais 26 oferecidas por instituições privadas e quatro por públicas. Levaram 1 como nota os cursos de Direito da Faculdade Estácio de Natal, Ciências Econômicas da UERN no campus Pau dos Ferros e Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Potiguar (UNP) no campus de Mossoró.

Nenhum comentário: