segunda-feira, 13 de maio de 2013

"CRUZETA E SEUS FATOS NA HISTÓRIA" : A ORIGEM DO NOME DA CIDADE E A HISTÓRIA DOS RIOS QUE A CRUZAM

Um rio ou flúmen é um curso natural de água, usualmente de água doce, que flui no sentido de um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d'água. Pequenos rios também podem ser chamados por outros nomes, incluindo córrego, riacho, riachuelo, canal e ribeira.

O cruzamento dos três rios: Quimporó, Salgado e Riacho do Meio, deram origem ao nome da cidade de Cruzeta. Eles cortam as terras do município desaguando no açúde público Cruzeta, que teve sua construção entre 1920 a 1929.

RIO QUIMPORÓ

O Rio Quimporó é o maior rio de Cruzeta, o qual sua nascente começa na Serra do Cajueiro no Município de Florânia-RN. Por ser o maior, ele abastece grande parte do açúde Cruzeta mesmo sendo um rio temporário. É um rio de grande correnteza e bastante perigoso para quem tenta enfrentar suas águas, tendo relato de vários casos de afogamento. No período de cheia, o mesmo vira ponto turístico na zona rural.

RIO SALGADO

O Rio Salgado, também conhecido por Rio Quinquê, nasce no Sítio Saco da Luisa no Município de São Vicente-RN. Apesar de ser menor que o Rio Quimporó, também é um rio muito importante tanto para as pessoas que residem na zona rural quanto para o transbordamento do açúde Cruzeta.

RIACHO DO MEIO

O Riacho do Meio nasce no Município de Florânia com o nome de Rio São Jerônimo e só depois de desaguar no açúde Cauassu, na fazenda de mesmo nome em Cruzeta-RN,  para o açúde público com o nome de Riacho do Meio.

OBS: Anteriormente a junção dos três rios: Quimporó, Salgado e Riacho do Meio, formava o Rio São José onde atualmente encontra-se a bacia do açúde público Cruzeta.

COM INFORMAÇÕES DE RONALDO MACÊDO  PROFESSOR DE HISTÓRIA, CULTURA E ARTE; PEDAGOGO, PESQUISADOR E DIRETOR DA COMPANHIA DE TEATRO COISAS DA TERRA. ATUALMENTE RONALDO É SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CRUZETA

Nenhum comentário: