domingo, 24 de fevereiro de 2013

EM SEU ÚLTIMO ANGELUS COMO PAPA, BENTO XVI DIZ QUE VAI SE DEDICAR Á ORAÇÃO

 O papa Bento XVI realizou, neste domingo, sua última oração do Angelus como pontífice e falou sobre sua renúncia ao cargo mais alto da Igreja Católica. Frente acerca de 200 mil fiéis, peregrinos e turistas que lotaram a Praça de São Pedro para acompanhar a cerimônia, o papa falou que vai se dedicar à oração e à meditação. "Neste momento de minha vida, sinto que a palavra de Deus está dirigida a mim. O Senhor me chama a subir ao monte, a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação", disse.

Bento XVI reforçou que mesmo fora do comando da Igreja Católica, irá continuar junto e próximo aos fiéis e a Santa Sé em oração. "Isso não significa abandonar a Igreja, ao contrário, se Deus me pede isso é para que eu possa continuar a servi-la do mesmo modo dedicado com que o fiz até agora, mas de acordo com a minha idade e as minhas forças", reforçou o papa.

Ao fim da cerimônia, ele agradeceu aos fiéis pelas orações dedicadas a ele e à Igreja. O agradecimento foi feito em, pelo menos, cinco idiomas diferentes: português, alemão, italiano, polonês, espanhol e inglês. "Queridos peregrinos de língua portuguesa que viestes rezar comigo o Angelus: obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade, em particular pelas orações com que me estais acompanhando nestes dias", disse em português.

No próximo dia 28 de fevereiro, às 20h, Bento XVI deixa oficialmente a função de papa e passa a viver em retiro, longe da vida pública. Pelo menos por dois meses, ele vai viver na residência pontifícia de Castel Gandolfo e, em seguida, passará a morar em um mosteiro de clausura, no Vaticano que está sendo reformado.
TN

Nenhum comentário: