quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PM FAZ REVISTA EM PENITENCIÁRIA ALCAÇUZ E ACHA 30 CELULARES E 18 FACAS

Do G1 RN
 
Penitenciária Estadual de Alcaçuz (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Policiais militares do Batalhão de Choque do Rio Grande do Norte (BPChoque) realizaram, na manhã desta quinta-feira (15), um revista minuciosa em um dos pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do estado.
 
Policiais encontraram facas, celulares e vários
outros objetos proibidos (Foto: Cedida/PM)

A busca, segundo a PM, foi necessária em razão de uma denúncia sobre um eventual túnel por onde os presos do Pavilhão 2 estariam pretendendo escapar. O túnel não se confirmou, mas os policiais encontraram vários aparelhos celulares e armas de fabricação artesanal, como facas, estiletes, serras e chaves de fenda.

Segundo o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, o material estava escondido dentro das celas da unidade, sob colchões e em buracos abertos nas paredes. "Encontramos 18 telefones celulares e aproximadamente 30 facas e outros objetos de fabricação artesanal que poderiam ser usados como armas ", disse o comandante.
 
Aparelhos de TV e som também foram recolhidos
(Foto: Cedida/PM)

De acordo com o major Assis Santos, subcomandante do BPChoque, também foram recolhidos das carceragens vários aparelhos de TV, som, chips, carregadores e certa quantidade de entorpecentes. O oficial informou que todo o material apreendido ainda está sendo contabilizado pelo Sistema Penitenciário Estadual.

A direção da penitenciária prometeu instaurar uma sindicância para apurar como os materiais encontrados foram parar dentro do pavilhão.

Fuga abortada


No último dia 2, agentes penitenciários de Alcaçuz já haviam abortado uma tentativa de fuga no Pavilhão 4 da unidade. Na ocasião, um túnel foi descoberto com seis presos dentro.
 
 Com a descoberta do túnel, os presos que estavam dentro do buraco foram retirados e transferidos para o setor de triagem, onde permaneceram em isolamento como medida de punição.

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui mais de 900 homens encarcerados. Recentemente, foi liberada pela Justiça após passar dois meses interditada em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.

Nenhum comentário: