domingo, 26 de outubro de 2014

Facas artesanais, celulares e drogas são apreendidos em presídio no RN

Sete armas brancas de fabricação artesanal, 16 telefones móveis, 20 chips para celulares, além de carregadores de bateria, fones de ouvido e pequenas porções de maconha e cocaína foram apreendidos na manhã deste sábado (25) no Presídio Rogério Coutinho Madruga, anexo da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal.

O agente penitenciário Osvaldo Rossato, diretor da unidade, revelou ao G1 que o material foi encontrado durante uma revista de rotina feita nas quatro alas do presídio. “De imediato conseguimos identificar dois presos que estavam com alguns destes objetos. Um deles responde por tráfico de drogas; o outro, por assalto à mão armada”, revelou. “Agora, vamos instaurar uma sindicância para tentar descobrir outros presos envolvidos e descobrir como o material entrou na unidade”, acrescentou.

A revista foi feita pelos próprios agentes de plantão com apoio do Grupo de Operações Especiais do sistema penitenciários (GOE), CPN Provisório e agentes de Alcaçuz.

Mais de 3.620 objetos proibidos
Levantamento repassado ao G1 na semana passada pela Coordenadoria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Coape) apontou que mais de 3.620 objetos proibidos foram apreendidos dentro das unidades prisionais do estado de janeiro ao dia 15 deste mês. São 1.240 aparelhos celulares, 1.678 chips e/ou acessórios para telefones móveis (como baterias, carregadores e fones de ouvido) e 708 armas brancas (facas, estiletes, serras, dentre outros objetos cortantes de fabricação artesanal).

Segundo Dinorá Simas, diretora da Coape, a estatística soma todo o material encontrado em 33 unidades administradas pela Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Além disso, ainda de acordo com a diretora, também foram encontrados dentro das unidades 39 litros de bebidas alcoólicas, sendo a maior parte cachaça, e pouco mais de 15 quilos de drogas, sendo a maior parte maconha e pedras de crack.

Ainda segundo a Coape, a Penitenciária Estadual de Parnamirim, na região Metropolitana da capital, é onde houve o maior número de apreensões este ano. Até o momento, foram encontrados dentro da unidade 186 aparelhos celulares, 375 chips e/ou acessórios e mais 132 armas brancas. No total, são 693 objetos não permitidos retirados de dentro das celas da unidade até agora.

Em seguida, vem a Cadeia Pública de Natal, também conhecida como Presídio Raimundo Nonato Fernandes, que fica na Zona Norte da cidade. Na unidade não foram encontradas armas, mas foram achados 193 aparelhos celulares e mais 442 chips e/ou acessórios, totalizando 635 objetos proibidos. Com 406 objetos apreendidos, a terceira em número de apreensões é a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a maior unidade prisional do estado. Lá, foram encontrados pelos em revistas 107 aparelhos celulares, 150 chips e/ou acessórios para telefones e mais 149 armas brancas.


Fonte: G1 /RN

Nenhum comentário: