sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ajude a salvar uma vida

Via Plantão Caicó - Desde de setembro do ano passado que a família do Policial Militar Luiz Valmir e sua esposa Denilza Dantas (residentes em Currais Novos) vive em função do tratamento da filha caçula Sara Sâmela, de 9 anos, que tem leucemia do tipo LLA - Leucemia linfóide aguda. Apesar de 8 meses de tratamento com quimioterapia, buscando as melhores condições, o resultado não foi o esperado, e Sara terá que fazer o transplante de medula óssea. Os pais, o irmão e alguns familiares de Sara já fizeram o teste, mas não são compatíveis.
Sara aguarda por um doador compatível internada no Varela Santiago, driblando com a sua força e fé inabaláveis, as intercorrências que a doença provoca. “Eu peço encarecidamente que as pessoas façam o cadastro, e ajude a salvar a minha filha, e se não ela, outra criança, toda semana vejo crianças morrendo no hospital por falta de doador, precisamos mudar essa realidade triste”, pede Valmir.

A boa notícia é que os Caicoenses poderão ajudar nessa campanha. Convocamos a todos que queiram ajudar que no dia 06/06/2014 haverá coleta de sangue na 4ª Regional de Saúde Caicó (4º URSAP) para verificar a compatibilidade de doadores com possíveis receptores. Para isso é retirado uma pequena amostra de sangue que irá para o banco de dados nacional, ressaltando que a compatibilidade é de 1 para 100 mil.


Ser um doador

Para fazer o cadastro é necessário o futuro doador ter entre 18 e 54 anos, está com boas condições de saúde. Na hora será tirado uma pequena quantidade de sangue, cerca de 5 ml, e anotados os dados pessoais.

Após o cadastro, o doador ficará apto para fazer a doação, caso seja compatível. Uma equipe entrará em contato para a realização de todo o procedimento, que é custeado pelo SUS. É importante informar, que os doadores farão parte de um banco nacional, e não exclusivo para Sara. O procedimento é feito em Natal.

Transplante de Medula Óssea

O preconceito e a falta de informação ainda é o principal impedimento para a ampliação do cadastro de doadores potiguares, com um agravante do Rio Grande do Norte ser, segundo o senso do INCA/MS, o estado com maior incidência de leucemias das região norte/nordeste/centro-oeste do país.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para portadores de aplasia medular, leucemias e alguns tipos de câncer e a doação é um gesto extremamente importante e solidário, que poderá representar a continuidade da vida para estes pacientes.
Curtir · · Compartilhar

Nenhum comentário: