segunda-feira, 21 de outubro de 2013

AÇAÍ: SAUDÁVEL OU BOMBA CALÓRICA?

Fonte Isaac Ribeiro repórter
Já faz um certo tempo que açaí se tornou sinônimo de lanche saudável e descolado, principalmente para a turma desportista, galera de academia e afins. Mas só que boa parte do açaí vendido por aí não é puro, e sim misturado a xarope de guaraná, para que renda mais. Sem contar os famigerados acompanhamentos: leite condensado, confete, granola, granulado de brigadeiro, creme de cupuaçu, ovomaltine, banana. Tudo isso transforma a pequena refeição numa verdadeira bomba calórica.

O açaí foi tema do 9º Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, realizado no último mês de setembro, em São Paulo. A nutricionista norte-americana Deanna Minich apresentou dados sobre o índice fitoquímico dos alimentos de origem vegetal, e outros benefícios gerados por substâncias bioativas, ressaltando o fruto amazônico como um dos mais importantes do mundo, nesse contexto.

magnus nascimento
 
Acompanhamentos retiram propriedades saudáveis do alimento
Entenda como substâncias bioativas aquelas que provocam impacto positivo na nossa saúde, evitando doenças cardíacas, câncer, dislipidemias, como esclarece a nutricionista Fátima Nunes, que esteve no 9º Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional.

Fátima comenta ainda que a nutricionista americana destacou o açaí, porém alertou para não consumí-lo com a mistura de xarope de guaraná, pois, em vez de fazer bem, provoca impacto na glicemia, aumenta as taxas de colesterol, triglicérides e leva à obesidade. Imagine então acrescentando os tais “complementos” citados no início da matéria.
 
 
 
 “Açaí deve ser consumido o mais natural possível; ou não, se você puder associar com um carboidrato que tenha uma carga glicêmica moderada, como as farinhas, como o próprio coco, que tem um tipo de gordura, a TCM, que também favorece a absorção. Agora, na hora em que você bota o xarope, ele fica totalmente sem poder de índice fitoquímico”, explica Fátima Nunes.

Na sua forma mais natural, sem acréscimos suspeitos, o açaí tem um sabor menos adocicado, sutil e igualmente saboroso. Assim, ele é bastante recomendado tanto para diabéticos ou cardíacos. “Para um atleta, para uma criança a partir de um ano, para todas as pessoas. Ele dá energia, dá vida!”, diz a nutricionista.

Nenhum comentário: