quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PRESOS ESCAVAM TÚNEL NO BANHEIRO E 21 FOGEM DE CADEIA EM NATAL, DIZ PM

Do G1 RN
Presos custodiados no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal, escavaram um túnel a partir do banheiro das celas e fugiram da unidade. Segundo a Polícia Militar, 21 homens conseguiram escapar. Destes, de acordo com o tenente Isaac Paiva, oficial de serviço do 9º Batalhão da PM, três foram recapturados logo em seguida e um dos presos foi detido ainda dentro do túnel. A fuga foi registrada por volta das 21h desta quarta-feira (27).

“Eles escavaram o túnel a partir do chão do banheiro. Fizeram um buraco de 60 centímetros de diâmetro por três metros de profundidade. A Polícia Civil conseguiu pegar um deles, que estava dentro do túnel. Outros três nós pegamos. Faltam 17”, contou o tenente.

Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM, os presos recapturados foram identificados como Geovane Camilo Marques e Cleiton Soares Costa, localizados na Av. Oeste, nas proximidades de um lixão no bairro Planalto, e Michel Jackson de Brito Pereira. Este último, ainda de acordo com o comandante, estava na rua Laranjeira, em Cidade Nova, na companhia de outro homem, que conseguiu fugir. "No entanto, apesar de saber que se trata de um foragido do sistema prisional potiguar, ainda não temos a confirmação se ele fugiu do Núcleo de Custódia ou de outra unidade carcerária", ressaltou.

O coronel afirmou que a Polícia Militar continua realizando diligências em busca dos demais fugitivos.

Última tentativa

A última tentativa de fuga registrada no Núcleo de Custódia da Polícia Civil aconteceu na madrugada do último dia 5, quando policiais civis e militares impediram que os presos também escapassem por um túnel.
 
Túnel foi escavado a partir do vaso sanitário
(Foto: Tânia Pereira, diretora do Núcleo)

Segundo Tânia Pereira, diretora da unidade, a fuga ocorreria por um túnel escavado a partir da fossa do vaso sanitário. Na ocasião, o Núcleo abrigava 75 detentos.

A diretora contou ao G1 que os policiais militares que fazem a guarda no local escutaram um barulho vindo da cela e foram verificar o que estava acontecendo. “Eles perceberam que o vaso sanitário estava solto e descobriram o túnel”, detalhou.

Núcleo interditado

O Núcleo de Custódia da Polícia Civil não pode receber novos preso. Por determinação da Justiça, ainda em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) do RN foi obrigada a remover todos os detentos do local. Segundo o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, a unidade não apresenta infraestrutura adequada.

No mês passado, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) deu início à transferência. No entanto, segundo a própria diretora, a unidade continua recebendo presos, principalmente durante os finais de semana.

Nenhum comentário: