sexta-feira, 23 de novembro de 2012

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: EM NOVE MESES, 15 MULHERES FORAM MORTAS NO RN, DIZ ÓRGÃO DO GOVERNO

Ricardo Araújo Do G1 RN
 
Mulheres do RN registraram 4.909 BOs entre janeiro e
 setembro de 2012 (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Na semana na qual um homem de 28 anos foi preso em flagrante estuprando uma mulher na Região Metropolitana de Natal, a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres divulgou os dados dos crimes cometidos contra pessoas do sexo feminino registrados nas cinco Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam), espalhadas no Rio Grande do Norte. Entre janeiro e setembro deste ano, 15 mulheres foram mortas. Nove delas somente em Mossoró, na região Oeste do estado potiguar.

As outras mortes foram registradas em Natal - três - e em Parnamirim, com o mesmo número de vítimas. Em nove meses foram registrados 4.909 boletins de ocorrência nas cinco Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher. Em Natal, na Deam da zona Sul, somente no mês de abril foram registrados 739 BOs. A maioria dos boletins são relacionados aos crimes de lesão corporal e ameaças que, segundo os agentes de Polícia Civil responsáveis pela confecção dos boletins, são cometidos pelos próprios parceiros das vítimas.
 
Rodrigo César confessou à Polícia Civil ter 
estuprado duas mulheres (Foto:Ricardo Araújo/G1)

Nesta sexta-feira (23), o chefe de Investigações da Deam de Parnamirim, Adonis de Azevedo, que é responsável pelo inquérito que investiga o caso do estudante de Direito, Rodrigo César da Silva Costa, de 28 anos, suspeito de estuprar mulheres na Região Metropolitana de Natal afirmou que mais duas jovens reconheceram o suspeito. O número de vítimas que teriam sido estupradas por Rodrigo César e confirmadas pela polícia subiu para seis. "Ainda estamos investigando o caso e não descartamos outras vítimas", ressaltou Adonis de Azevedo.

Veja abaixo o relatório das agressões cometidas contra mulheres entre janeiro e setembro de 2012 no Rio Grande do Norte.

estatísticas - de janeiro a setembro de 2012 
DEAM NATAL - ZONA SUL

Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Crimes contra a pessoa
2.119 456 669 229

DEAM NATAL - ZONA NORTE
Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Crimes contra a pessoa
709 167 334 51
 
DEAM - PARNAMIRIM
Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Crimes contra a pessoa
971 329 510 128
 
DEAM - CAICÓ
Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Crimes contra a pessoa
250 74 130 38
 
DEAM - MOSSORÓ
Boletins de Ocorrência Lesão Corporal Ameaça Crimes contra a pessoa
860 207 487 44


Há pouco mais de um ano, a estudante de direito Rhanna Diógenes, 19 anos, teve o braço quebrado após recusar as investidas de um rapaz em uma casa noturna de Natal. A violência aconteceu na madrugada de 30 de setembro de 2011. A agressão foi registrada pela câmera de segurança da boate. Em entrevista ao Fantástico em outubro do ano passado, Rômulo disse que tudo não passou de um acidente. "Deve ter quebrado o braço no chão", afirmou, em entrevista concedida no escritório de seu advogado, sob a condição de que não houvesse gravação de imagem. O caso está na Delegacia da Mulher em Natal.

Nenhum comentário: