terça-feira, 23 de outubro de 2012

SUS INCLUI NOVAS OPÇÕES DE TRATAMENTOS DE DOENÇAS NO RN


DN Online
A partir de abril de 2013 o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer sete novas opções de tratamento contra doenças como psoríase, falta de vitamina H e esclerose sistêmica. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no início do mês e já é causa comentários entre os médicos e pacientes potiguares.

Para a dermatologista Larissa Morais, médica do Hospital Universitário Onofre Lopes "apenas casos muito selecionados e específicos de psoríase se beneficiam desta nova medicação, o clobetasol, já que o uso frequente pode piorar o quadro e trazer outros malefícios à pele e saúde dos pacientes. Mas, com outros medicamentos também oferecidos pelo SUS, é possível conseguirmos um controle satisfatório da doença, de forma que as pessoas possam levar uma vida normal".

Também serão beneficiados pacientes da rede pública com uma doença nos rins chamada síndrome nefrótica primária, e pessoas que têm uma inflamação na coluna e em articulações como quadril e ombros. A expectativa do Ministério da Saúde é de que essas inclusões custem R$ 7 milhões no próximo ano.

No Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Onofre Lopes é a referência em tratamento para a psoríase. Cerca de 300 pacientes são acompanhados no local que conta com o Núcleo de Infusão de Imunobiológios- NIMB, espaço exclusivo para a aplicação dos medicamentos em portadores da doença. Aproximadamente 50 pacientes realizam tratamento em uma máquina de fototerapia, um dos procedimentos também eficazes para o controle da psoríase. Os medicamentos mais modernos e de alto custo são disponibilizados através da Unicat.

Nenhum comentário: