Nascer do sol na Amazônia - Foto: Fábio Paschoal
Hoje, 5 de setembro , é o Dia da Amazônia, A Amazônia é uma terra de superlativos: É a maior floresta tropical do mundo, com mais de 40.000 espécies de plantas. Em nenhum lugar na Terra se encontram tantas aves, peixes de água doce ou borboletas diferentes. Esta é a casa de uma em cada 10 espécies conhecidas pela ciência. Entre elas estão a onça-pintada, o maior felino das Américas; a surucucu, a maior víbora da Terra; a sucuri, a cobra mais pesada do mundo; a harpia, a mais poderosa ave de rapina do planeta.
Onça-pintada (Panthera onca), o maior felino das Américas - Foto: Fábio Paschoal
A Amazônia é considerada o pulmão do mundo, onde o ar se renova, mas durante longos e seguidos anos vêm sofrendo com o desmatamento. O novo código florestal está em discussão na câmara, onde os grandes donos de terra brigam com os defensores da natureza, e nesta briga quem perde realmente somos todos nós.
Será que um dia acabaremos com o desmatamento e poderemos enfim preservar os animais e as matas, será que nossos filhos poderão ver e amar todos os animais que vivem na Amazônia, espero que sim leitores. Que nossas matas sejam belas e preservadas por muito tempo.
Surucucu (Lachesis muta), a maior víbora da Terra - Foto: Fábio Paschoal
Veja um relato de um nativo da mata, que hoje mora longe de sua terra:"Conheci pessoas inesquecíveis, gente com um coração do tamanho do mundo, que me faz acreditar que ainda existe esperança para a Terra. Aprendo muito todos os dias e não me canso de ver coisas que me fascinam. A Amazônia me proporcionou muito mais do que eu poderia sonhar e só tenho a agradecer por ter conhecido essa floresta. Mas, após um ano estou chegando ao meu limite, e está na hora de procurar novos ares.
Saio daqui com muito mais conhecimento, mas com a consciência de que ainda sabemos muito pouco sobre esse lugar. E esse motivo sozinho, entre tantos outros que existem por aí, já seria suficiente para preservá-lo. A Amazônia vai deixar saudades, mas estará sempre viva na minha memória e no meu coração.”
Harpia (Harpia harpyja), a mais poderosa ave de rapina do planeta - Foto: Fábio Paschoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário