A prefeita Micarla de Sousa recebeu no final da manhã de hoje (9), no Palácio Felipe Camarão, o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos. Na oportunidade, a chefe do executivo municipal deixou o secretário a par das dificuldades enfrentadas pela gestão no tocante às obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo da FIFA 2014.
“O nosso principal problema são as questões jurídicas envolvendo as desapropriações dos imóveis. As obras envolvem a construção do túnel de drenagem e vai beneficiar sete bairros, lagoas de captação e o estádio Arena das Dunas. Conseguimos R$ 126 milhões para as obras de drenagem, via Orçamento Geral da União (OGU), mas não podemos utilizar”, ressaltou a prefeita. O total de desapropriações é de 434 imóveis, sendo 55 só no entorno da Companhia de Serviços Urbanos de Natal para dar passagem ao Complexo Viário da Urbana.
Assessorada por representantes da Comissão Permanente de Planejamento e Execução de Obras e Projetos da Copa 2014, que engloba as secretarias Mobilidade Urbana, Obras Públicas e Infraestrutura, Planejamento, Orçamento e Finanças, Meio Ambiente e Urbanismo, Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014, Gabinete da Prefeita e Procuradoria Geral do Município, Micarla de Sousa exemplificou um entrave revelando que o município elaborou um relatório de controle ambiental, encaminhou o documento ao Ministério Público e o mesmo contratou uma perícia junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte para analisá-lo, quando, segundo ela, não havia necessidade. Ao que tudo indica o parecer será positivo.
Concluída a intervenção inicial da prefeita, a secretária municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tereza Cristina Vieira Pires, fez uma apresentação minuciosa do projeto de Mobilidade Urbana para o secretário Júlio Eduardo dos Santos. Conforme ela, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), deu início no final de fevereiro de 2012, à primeira etapa das obras de mobilidade urbana, compreendendo, a execução do recapeamento asfáltico das ruas no entorno das avenidas Felizardo Moura, desde a Ponte de Igapó, Napoleão Laureano, Capitão-mor Gouveia até a Prudente de Morais.
O objetivo era dotar aquelas ruas de condições para servirem de opção de escoamento para o tráfego quando, de fato, tivesse início a execução das obras de implantação do novo sistema viário. Segundo a secretária, o Lote I abrange o corredor estrutural do Complexo Viário da Urbana. Está com os projetos executivos já aprovados pela Caixa Econômica Federal e atualmente está aguardando a licença de instalação da Semurb para a realização das obras do viaduto, com previsão de início em setembro.
De acordo com Tereza Cristina, a análise dos projetos geométricos, que dizem respeito aos dimensionamentos das vias do viaduto, já foi concluída. Para facilitar o trânsito durante a realização das obras do Lote 1, a Semopi concluiu o recapeamento de trechos e até de vias inteiras, totalizando intervenções em 27 ruas e avenidas, num total previsto de 44 vias. “Estamos estudando a possibilidade de um novo traçado para o projeto do viaduto da Urbana, no sentido de chegarmos a possibilidade de até não precisar mais de desapropriações na área”, disse a secretária. O projeto alternativo compreende um binário, sendo um corredor pela avenida Jerônimo Câmara e outro pela própria Mor-Gouveia. “Com isso, evitaríamos a desapropriação de 230 imóveis entre pessoais e comerciais. O ganho social seria estupendo e não atrapalharia a construção do viaduto da Urbana”, observou.
Em relação ao Lote II, que diz respeito aos entroncamentos no entorno do estádio Arena das Dunas, a previsão de início das obras é até dezembro. Atualmente este lote está na fase de desenvolvimento dos detalhamentos dos seus projetos executivos. A previsão é de que as obras sejam licitadas em outubro para início em dezembro. Para o Lote II, também estão previstos a construção de duas passarelas, sendo uma nas proximidades do Sebrae, em Lagoa Nova, e outra na avenida Prudente de Morais, na altura da rua Raimundo Chaves.
“O nosso principal problema são as questões jurídicas envolvendo as desapropriações dos imóveis. As obras envolvem a construção do túnel de drenagem e vai beneficiar sete bairros, lagoas de captação e o estádio Arena das Dunas. Conseguimos R$ 126 milhões para as obras de drenagem, via Orçamento Geral da União (OGU), mas não podemos utilizar”, ressaltou a prefeita. O total de desapropriações é de 434 imóveis, sendo 55 só no entorno da Companhia de Serviços Urbanos de Natal para dar passagem ao Complexo Viário da Urbana.
Assessorada por representantes da Comissão Permanente de Planejamento e Execução de Obras e Projetos da Copa 2014, que engloba as secretarias Mobilidade Urbana, Obras Públicas e Infraestrutura, Planejamento, Orçamento e Finanças, Meio Ambiente e Urbanismo, Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014, Gabinete da Prefeita e Procuradoria Geral do Município, Micarla de Sousa exemplificou um entrave revelando que o município elaborou um relatório de controle ambiental, encaminhou o documento ao Ministério Público e o mesmo contratou uma perícia junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte para analisá-lo, quando, segundo ela, não havia necessidade. Ao que tudo indica o parecer será positivo.
Concluída a intervenção inicial da prefeita, a secretária municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tereza Cristina Vieira Pires, fez uma apresentação minuciosa do projeto de Mobilidade Urbana para o secretário Júlio Eduardo dos Santos. Conforme ela, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), deu início no final de fevereiro de 2012, à primeira etapa das obras de mobilidade urbana, compreendendo, a execução do recapeamento asfáltico das ruas no entorno das avenidas Felizardo Moura, desde a Ponte de Igapó, Napoleão Laureano, Capitão-mor Gouveia até a Prudente de Morais.
O objetivo era dotar aquelas ruas de condições para servirem de opção de escoamento para o tráfego quando, de fato, tivesse início a execução das obras de implantação do novo sistema viário. Segundo a secretária, o Lote I abrange o corredor estrutural do Complexo Viário da Urbana. Está com os projetos executivos já aprovados pela Caixa Econômica Federal e atualmente está aguardando a licença de instalação da Semurb para a realização das obras do viaduto, com previsão de início em setembro.
De acordo com Tereza Cristina, a análise dos projetos geométricos, que dizem respeito aos dimensionamentos das vias do viaduto, já foi concluída. Para facilitar o trânsito durante a realização das obras do Lote 1, a Semopi concluiu o recapeamento de trechos e até de vias inteiras, totalizando intervenções em 27 ruas e avenidas, num total previsto de 44 vias. “Estamos estudando a possibilidade de um novo traçado para o projeto do viaduto da Urbana, no sentido de chegarmos a possibilidade de até não precisar mais de desapropriações na área”, disse a secretária. O projeto alternativo compreende um binário, sendo um corredor pela avenida Jerônimo Câmara e outro pela própria Mor-Gouveia. “Com isso, evitaríamos a desapropriação de 230 imóveis entre pessoais e comerciais. O ganho social seria estupendo e não atrapalharia a construção do viaduto da Urbana”, observou.
Em relação ao Lote II, que diz respeito aos entroncamentos no entorno do estádio Arena das Dunas, a previsão de início das obras é até dezembro. Atualmente este lote está na fase de desenvolvimento dos detalhamentos dos seus projetos executivos. A previsão é de que as obras sejam licitadas em outubro para início em dezembro. Para o Lote II, também estão previstos a construção de duas passarelas, sendo uma nas proximidades do Sebrae, em Lagoa Nova, e outra na avenida Prudente de Morais, na altura da rua Raimundo Chaves.
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