segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

60 viaturas e motos da PM/RN estão paradas por falta de manutenção

Fonte: APBMS - No terceiro dia da ação “Segurança com Segurança”, que já abrange todos os batalhões da Polícia Militar em Natal e Parnamirim, além do Esquadrão Águia do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), várias viaturas policiais já foram enviadas para manutenção e conserto pelo Comando Geral da corporação.


As condições precárias dos veículos oficiais, somadas à falta de equipamentos de proteção individual e outros problemas, fazem parte das reclamações dos praças da PM, que pedem mais atenção do governo estadual.


A mobilização integra uma série de ações desenvolvidas pelas entidades representativas da categoria, que pedem celeridade na aprovação do projeto de Lei de Promoção dos Praças, parado atualmente nas mãos do chefe da Casa Civil do Estado, Carlos Augusto Rosado. Eles pedem ainda que o projeto seja enviado até a próxima sexta-feira para a Assembleia Legislativa do Estado, para aprovação.


“Os praças não estão se negando a trabalhar, ao contrário, o que queremos é melhores condições para exercer as nossas atividades com segurança para todos, tanto para a população que protegemos, como para nós mesmos. É impossível defender alguém, se não temos segurança para nós mesmos, por falta de condições e viaturas com problemas estruturais e documentais. Felizmente, conseguimos a compreensão de todos os batalhões da Capital e também de Parnamirim”, explicou o presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN) Eliabe Marques.


Ontem, os policiais do 1º BPM (zona Leste), da 2ª Companhia do 4º BPM (zona Norte) e do 9º BPM (zona Oeste) também resolveram participar da ação, somando com os militares do 3º BPM (Parnamirim), 4º BPM e 5º BPM (zona Sul), que já tinham sido orientados a não saírem para diligências em viaturas com algum tipo de irregularidade, como pneus carecas ou gastos pelo uso, com documentação irregular ou falta de equipamentos essenciais para a segurança dos policiais.


“Ao todo, estão paralisadas 46 viaturas policiais e 14 motos. Pedimos desculpas à população pelo transtorno gerado. No entanto, os militares estão conscientes de que a situação está insustentável. Muitos deles chegam a tirar do próprio bolso para manter a polícia na rua e isso não pode continuar assim. Lamentamos profundamente que tenha sido necessário chegar a esse ponto”, afirmou Eliabe.


Através da ação “Segurança com Segurança”, os policiais somente vão às ruas caso lhes sejam oferecidas as condições mínimas de segurança para o exercício da função militar, seja em equipamentos de proteção individual, como em relação ao estado de conservação das viaturas, que esteja em obediência ao Código Nacional de Trânsito Brasileiro.

Nenhum comentário: