sábado, 23 de novembro de 2013

Nova tarifa de água entra em vigor dia 21 de dezembro em Natal, diz Caern

Do G1 RN
 
Reajuste entra em vigor em dezembro
(Foto: Fernanda Zauli/G1)

A nova tarifa de água entrará em vigor no próximo dia 21 de dezembro em Natal. Autorizado nesta quinta-feira (21) pela Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban), o reajuste 11,22% foi publicado no Diário Oficial do Município. De acordo com a Companhia de Águas e Esgostos do RN (Caern), a cobrança para os consumidores, na prática, só ocorre a partir das contas de fevereiro de 2014, tendo em vista que somente naquele mês os valores repercutem nas faturas.

Para definir a taxa de reajuste, a Caern informa que foi realizado um estudo considerando aspectos como investimentos previstos para os próximos quatro anos, custos para melhoria e ampliação dos serviços, dentre outros fatores que interferem no equilíbrio econômico-financeiro da empresa.

A coordenadora da Comissão de Estudos Tarifários da Caern, administradora Samara Mendes, lembra que a última revisão da tarifa foi feita em 2009, com índice de 14,12%. “De lá para cá, o que se aplicou foram reajustes anuais apenas para repor as perdas inflacionárias”, ressalta, explicando a diferença entre os dois processos: “O reajuste ‘olha’ para trás, repondo a inflação, enquanto a reposição considera o futuro da empresa”, diz.

Os estudos feitos levaram a Caern a propor revisão tarifária de 12,47%, mas a agência reguladora decidiu aplicar um redutor de 10%.

Samara Mendes destaca, ainda, que a definição do percentual leva em conta que parte dos investimentos que serão feitos pela companhia são do tipo não onerosos, ou seja, vão utilizar recursos do governo federal. “Se os investimentos fossem todos com recursos próprios da Caern, o índice seria, seguramente, duas ou três vezes maior”, explica.

A metodologia utilizada foi a do custo do serviço, com as tarifas calculadas com base nos custos e nos investimentos da Caern para a melhor prestação do serviço.

Nenhum comentário: