domingo, 29 de setembro de 2013

CRUZETA E CERRO CORÁ PODEM COMEÇAR A RACIONAR ÁGUA ESTA SEMANA

Itans de Caicó, poderá acumular água até março de 2014 - (FOTO: Sidney Silva)

A população das cidades de Cruzeta e Cerro Corá, às duas localizadas na região Seridó do Rio Grande do Norte, poderão contar com o racionamento de água a partir desta semana. O diretor regional da Caern, José Nilson de Araújo, confirmou ao Blog Sidney Silva, que os níveis dos reservatórios que fornecem água para os dois municípios estão baixos.

“Nós vamos fazer testes na água do reservatório que está com o volume muito baixo. Em Cruzeta, a previsão é que o açude tenha água até o final de dezembro deste ano. A cidade de Cerro Corá também. Vamos ver a situação para avaliar o racionamento de água, ou seja, a água vai chegar nas residências através de manobras, dias com, e dias sem água. O município não é abastecido com a água da adutora Serra de Santana. O açude Pinga é quem fornece água para a população, e seu nível está muito baixo“, disse.

Com o passar dos meses e com a falta de chuvas é cada vez mais preocupante a situação do abastecimento das cidades. Algumas da região do Seridó, já estão em colapso total. Em Carnaúba dos Dantas, Equador, Ipueira e São José do Seridó, o fornecimento de água é feito através de carros-pipa.

Outra cidade que também pode passar a ser abastecida com os carros-pipa, é Jucurutu. Nesse caso, José Nilson, explica que Caern faz a captação de água no Rio Piranhas, mas, o seu nível está muito baixo. “O nível do Ri Piranhas, está baixo. O Rio apartou, deixou de captar para abastecer a cidade de Jucurutu, mas, nesse caso estamos com esperança de que a água que vem do Complexo de Coremas na Paraíba, chegue, caso contrário a população local vai voltar a ser abastecida através de carros-pipa. Outra medida que está sendo estudada pela Caern é a construção de uma adutora que capte água na Barragem Armando Ribeiro. Essa obra, se nós tivermos todo o material na cidade, ela pode ficar pronta em 45 dias“, disse.

Em relação a Jucurutu, o que tem provocado desabastecimento da cidade é a grande quantidade de barramentos existentes no leito do Rio Piranhas. Desde o estado da Paraíba, foram encontrados barramentos. Recentemente, a Polícia Militar local auxilou na retirada dos sacos de área colocados no leito do Rio para parar a a água, mas, quando o trabalho de retirada termina, os moradores ribeirinhos voltam a bloquear a passagem a água.

Com relação a Caicó, a Carn, segue com o abastecimento feito com a água do açude Itans e com a água que chega através da adutora Piranhas/Caicó. Já existe um racionamento na cidade. Desde 2012, que a Caern fornece água através de manobras para os bairros. Mas, o nível do açude Itans vem baixando consideravelmente. A leitura feita no dia 27 de setembro, passado, apontava que o açude estava com 16,59% de sua capacidade. Isso representa 13 milhões, 565 mil metros cúbicos de água.

O diretor da Caern, disse ainda que é preciso avaliar semanalmente a qualidade da água do açude Itans. Pode ser que tenha muita água, e essa água não esteja própria para o consumo humano. A previsão é que, se não chover, o reservatório retenha água até o mês de março de 2014. Ou seja, 6 meses.

As autoridades das cidades de Acari e de Currais Novos, passam a se preocupar com o nível do açude Marechal Dutra, o Gargalheiras. Na semana passada foi realizada uma reunião em Currais Novos, que tratou a questão. Todos, inclusive os gestores municipais se comprometeram em realizar campanhas educativas direcionada a população para que ela se conscientize da necessidade de economizar água.

Nenhum comentário: