quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CORONEL ARAÚJO FALA SOBRE MANIFESTAÇÕES E FUTURO DA PM EM ENTREVISTA

por Ariston Bruno
Gerlane Lima/Nominuto.com

"O movimento é legitimo, mas havia vândalos travestidos de estudantes", disse Araújo.
O comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Araújo, disse que a PM acompanhou as manifestações contra o aumento das passagens de ônibus, ocorridas ontem (29), nas avenidas de Natal. “Nós acompanhamos em todo o tempo as manifestações, monitorando e quando ouve o desfecho com o enfretamento entre estudantes e os policiais, fomos até o local para dar as últimas deliberações”, esclarece.

Para o coronel Araújo, o movimento é legítimo enquanto não ocorrem abusos por parte dos manifestantes. “O movimento é legítimo, mas havia vândalos travestidos de estudantes. A Polícia não pode ver esses vândalos, depredando, jogando pedras contra os militares, paralisando o trânsito. Ocorreram situações que danificaram um posto e um fio caiu próximo aos policiais militares, o que poderia machucá-los. A PM teve que usar a força e a usou de forma progressiva”, argumenta.

“Não vamos tolerar desordem e vandalismo. Nós acreditamos que os estudantes não promovem desordem, eles fazem o protesto sem isso tipo de ação. Mas há esses vândalos e a polícia militar estará lá para coibir essas pessoas”, garante o policial militar.

E por falar em violência, no tocante ao enfrentamento e a ousadia dos criminosos, o comandante da PM/RN é objetivo e diz que “a violência está em todos os recantos da terra. O enfrentamento ocorre, porque os delinquentes sabem que a polícia está ali para enfrentá-los e eles vão contra a polícia. Nós temos dados que apontam que quando há esse enfrentamento, com troca de tiros, a maioria dos criminosos acaba morrendo”, explica.


No que diz respeito à solicitação da presença das tropas Federais durante as eleições 2012, mesmo com a presença da PM, o Coronel garante que a Polícia Militar possui a confiança da justiça. “Em hipótese alguma há desconfiança, porque a justiça eleitoral sempre contou e sempre pode contar com a PM. As tropas federais vão apoiar as ações da PM. Para você ter uma ideia, só a Polícia Militar vai receber as urnas um dia antes, nós vamos fazer a guarda nas 69 zonas eleitorais”, aponta.

Sobre a possibilidade de haver violência entre partidários, o Coronel Araújo garante que há um monitoramento por parte da polícia sobre os pontos com maior movimentação. “Nós temos as informações sobre os locais de concentração, sobre as principais avenidas que recebem essa concentração maior de pessoas. A polícia está em condições de inibir o que não for de acordo com a Lei, com o que não for de acordo com as determinações e normas do TSE e TER”, afirma.

Quais serão as grandes mudanças para a Polícia Militar, até a Copa do Mundo? O comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Araújo, fala que hoje a PM precisa repor seu efetivo e qualificar seus militares, mas possui condições e experiências que a gabaritam a atuar em qualquer grande evento.



Gerlane Lima/Nominuto.com

"Não vamos tolerar desordem e vandalismo. Nós acreditamos que os estudantes não promovem desordem, eles fazem o protesto sem isso tipo de ação".
No que diz respeito à participação de policiais militares na política, o comandante argumenta “o policial antes de tudo é um cidadão. Antes de 88 não éramos cidadãos, porque não podíamos votar, não tínhamos esses direitos. Mas após a Constituição Federal de 1988, passamos a ser plenamente cidadãos e hoje podemos votar e ser votado. Se o militar é postulante e ganhe o pleito, ele assume e cumpre seu mandato, porque é um direito do cidadão”, esclarece.

Investimentos
Quando o assunto é investimentos, o comandante da Polícia Militar do estado destaca a chegada de armamentos e de novos veículos. Segundo ele, a polícia vai receber nos próximos dias 164 veículos. “Serão 164 carros com 1.6 de potência, com ar-condicionado, direção hidráulica e caracterizados com as cores da Polícia. Então, tudo para dar suporte as operações. Mas não é só veículos, o estado, através das medidas da Governador Rosalba liberou um aporte de 5 milhões de reais para aquisição de equipamentos”, explica.

Questionado sobre o efetivo, o Militar esclarece que o número necessário para o contingente seria de 12 mil 466 homens, mas atualmente a PM/RN conta com 9 mil e 600 homens, uma diferença de 3000 homens. “Nós estamos pleiteando a reposição desses homens e acredito que quando for possível para o estado haverá essa reposição”, relata. Ainda sobre os investimentos, o coronel Araújo destaca a chegada de armamentos novos. “Após o acordo com a polícia Militar do estado de São Paulo conseguimos a compra de 5000 mil pistolas .40. Nós conversamos com o comando da Força Aérea Brasileira para realizar o transporte e nos próximos dias devemos receber as novas pistolas”.

Sobre o esquema de segurança durante a Copa do Mundo 2014 a ser realizada no Brasil e tem como cidade sede, Natal, o Comandante destaca que a Polícia Militar do estado possui condições e a experiência necessária para atuar no evento. “Nós estamos prontos para qualquer atividade, se ocorrer o aumento do efetivo que é o que pleiteamos, será ótimo. Mas caso não ocorra, nós já temos experiência, já que o Carnatal que recebe cerca de 200 mil pessoas em quatro dias é conduzido pela PM. Contudo, acredito que certamente haverá um esforço do estado para aumentar o efetivo da polícia”, explica.

No fim da entrevista, o coronel Araújo comenta sobre casos de abusos por parte de policiais militares e garante que a corporação não aceita excessos de seu militares. “Se houver abusos haverá punição e isso vai desde o soldado ao coronel. Seja com a punição administrativa, afastamento até a expulsa do militar. A Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte não permite abusos”, garante.

Nenhum comentário: