segunda-feira, 30 de julho de 2012

CONCURSO EXÉRCITO - ESSA 2012

Concurso do Exército Brasileiro objetiva preencher 1.350 vagas para candidatos à Escola de Sargentos das Armas (EsSA) do Exercito Brasileiro.



Divulgado o edital de abertura do concurso público para admissão aos Cursos de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro, que conta com 1.350 vagas para interessados em ingressar na Escola de Sargentos das Armas (EsSA). Os aprovados deverão compor a turma 2013/2014 do referido curso.

A maioria das vagas disponíveis (1.200) destina-se às áreas de combatente, logística técnica e aviação para os cursos de infantaria, cavalaria, artilharia, comunicações, intendência, topografia, material bélico, manutenção de comunicações e manutenção de aviação.

Além dessas, existem 50 oportunidades na área de música para os seguintes instrumentos musicais: clarineta, flauta em dó/flautim em dó, oboé em dó/corne inglês, saxhorne, saxofone, tuba, trombone, trompa e trompete. Também serão disponibilizadas 100 vagas para o curso de técnico em enfermagem.

Requisitos

Entre os diversos requisitos para que o candidato possa se inscrever neste concurso, merecem atenção os seguintes: ter Ensino Médio completo, possuir idade entre 17 e 24 anos ou até 26 anos para as áreas de saúde e música, considerando como marco o dia 31 de dezembro do ano da matrícula, ter tido bom comportamento, se reservista ou praça da ativa e medir no mínimo, entre 1,60m (sexo masculino) ou no mínimo 1,55m (sexo feminino).

Já os candidatos à área da saúde precisarão também comprovar a formação de Técnico em Enfermagem e registro no COREN, bem como os aspirantes às áreas de música deverão comprovar suas habilidades por meio de exames específicos.VEJA EDITAL

Inscrições

Os interessados têm até o dia 10 de agosto de 2012 para garantir a participação no certame, através do endereço eletrônico www.esa.ensino.eb.br. O cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível a partir de 03 setembro de 2012 até as 12:00 horas do dia 21 de outubro de 2012. O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00.

Provas

Conforme especifica o edital, os candidatos deverão ser submetidos a prova formulada com questões de matemática, português, história e geografia do Brasil. Os optantes pelos cargos de musicista passarão por teste em que serão avaliados através de seus conhecimentos de teoria musical. Já na área de enfermagem os mesmos se submeterão a teste de conhecimentos específicos de enfermagem, além de desenvolver uma redação.

A data do exame intelectual será 21 de outubro e a divulgação da solução das questões objetivas (gabarito) ocorrerá no dia 22 de outubro de 2012.

O período do concurso será de 34 semanas, sendo que o período de qualificação será composto por mais 43 semanas. As cidades onde serão realizados esses períodos são as que possuem a organização militar de corpo e tropa, a saber: Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG), Recife (PE), Alegrete (RS), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), Altamira (PA) e Jataí (GO).

Os candidatos aprovados terão o período de 29 a 31 de janeiro de 2013 para entregarem na OMSE os documentos que comprovam os títulos. Demais informações podem ser obtidas no site da Escola de Sargentos das Armas (EsSA).

Nenhum comentário: