A previsão é de que, até o final deste mês, toda a água perdida na lavagem seja reaproveitada dentro da própria estação. De acordo com o engenheiro Eudes Medeiros, após a lavagem dos filtros a água será armazenada em tanques coletores de concreto armado, onde o lodo será separado e a água será novamente utilizada. A Caern também anunciou que a adutora do Seridó, recém-concluída pelo Governo do Estado, garantirá o abastecimento de água das cidades de Currais Novos e Acari pelos próximos 20 anos.
“Os serviços executados incluem a modernização da Estação de Tratamento de Água do Açude Gargalheiras, manancial de abastecimento da adutora. Com o aumento da vazão de água e o rebaixamento do reservatório, houve a necessidade de implantação de sistema de válvulas para disciplinar o fluxo no tratamento e, consequentemente, melhorar a qualidade da água atendida a população”, informou a Companhia.
A Estação de Tratamento de Água é responsável por tratar a água que chega à casa do consumidor. A Caern explicou que é na ETA onde ocorrem os processos chamados de floculação, decantação, filtração e desinfecção. Concluído este processo, a água é bombeada para os reservatórios (caixas d'água) e distribuída para os imóveis.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário