sábado, 14 de dezembro de 2013

Base descentralizada e central de regulação do Samu serão inauguradas quinta-feira em Caicó


Será inaugurada na próxima quinta feira (19) , em Caicó, a 25ª base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/RN). A nova base está localizada no Quartel do Corpo de Bombeiros da cidade e vai atender aproximadamente 76.246 habitantes.

A intenção é cobrir BRs e RNs que abrangem os municípios pactuados de Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Ipueira e São José do Seridó. As ambulâncias são de suporte básico e avançado, disponibilizado de equipamentos adequados para a imobilização do paciente politraumatizado. Antes, o próprio município era quem prestava assistência em ambulâncias simples. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a assistência dada era sem equipamentos adequados para a imobilização do paciente politraumatizado.

Juntamente com a base, a Sesap estará inaugurando a Central de Regulação do Seridó, a segunda do RN, após a do município de Natal. A Sesap informou que durante o ano de 2014, outras cinco Centrais de Regulação do Estado serão implantadas. 

De acordo com a Sesap, as 25 Bases do SAMU 192/RN atendem 60 cidades e aproximadamente dois milhões de habitantes, atingindo 75% da população potiguar. A meta do Governo do Estado é que em 2014 a cobertura alcance a marca dos 85%, porcentagem que tornará o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência potiguar superior ao que é atualmente realizado em Estados do Centro-Sul do Brasil.

Fonte: TN Online

Nenhum comentário: